Biblioteca EDH Opinião Entrevistas Relatos de Experiência Biblioteca EDH TodosBiblioteca em EDH Vídeo: Importância da mediação de conflitos no ambiente escolar, segundo essas educadoras Vídeo: Saiba o que são as Comissões de Mediação de Conflitos em 1 minuto Relações entre escola e Conselho Tutelar – Entrevista com Rose Modesto Meio ambiente e Direitos Humanos: a necessidade de uma luta contra o racismo ambiental! Olhar até onde o sonhar alcança: Saúde emocional e Direitos Humanos Um vestido, sujeitos ilegais e a impossibilidade de existir: Breves ideias sobre sexualidade e gênero na escola A escola na perspectiva dos Direitos Humanos Ilana Katz: “A produção de pertencimento é promotora de saúde mental” Fê Lopes: “Para produzir pertencimento, é preciso olhar onde a escola está inserida” Entrevista: Relações entre convívio escolar e saúde emocional Entrevista: A importância de trabalhar nas Unidades questões sociais que causam sofrimento Cartografias sociais e EDH: Colocar mais histórias no mapa Comissão de Mediação de Conflitos no contexto escolar: Experiências em discussão Educação Popular e EDH: Conhecer, participar, lutar e aprender Comunicação e EDH: Caminhos para a participação democrática Educação em Direitos Humanos cabe nos museus? Literaturas, juventudes e EDH: Escrever para acordar Série: Olhares e práticas para fortalecer a Educação em Direitos Humanos nas escolas Acesse pôster, folder e saiba mais sobre as Comissões de Mediação de Conflitos Conheça as Comissões de Mediação de Conflitos em vídeo Por uma cultura de diálogo: SME e Vladimir Herzog destacam o papel da mediação de conflitos no contexto escolar Abertura da 3º Edição dos Seminários Regionais debateu escuta e acolhimento no ambiente escolar SME e Instituto Vladimir Herzog desenvolvem projeto sobre acolhimento e saúde emocional na DRE Guaianases O propósito de mantermos espaços onde a linguagem vale mais que a violência Educadores apostam no diálogo para recriar a convivência escolar Como a escola pode permanecer sendo escola em meio ao caos social? Entrevista com José Sérgio de Carvalho Para reconstruir o convívio na escola, é preciso fortalecer os valores em direitos humanos Caminhos coletivos para recriar a convivência escolar. Entrevistamos Crislei Custódio Guia “Mulheres com Deficiência: Garantia de Direitos para Exercício da Cidadania” Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência – ONU Guia sobre Educação Especial na Perspectiva Inclusiva – Covid_19 Curta metragem: Vestido Novo Live: Produção Social do Sofrimeto Live: Gênero e sexualidade: transfobia e educação em direitos humanos Live: Educação inclusiva Live: Relação Família e escola Live: Raça e relações étnico-raciais: branquitude e algumas questões étnico-raciais Live: Modos de subjetivação e marcadores sociais de diferença Baixe o livro Educação Inclusiva na Prática, do Instituto Rodrigo Mendes Pequeno Manual Audiovisual para professores Educação infantil e suspensão de atendimento: como ficam as crianças pequenas na pandemia? É preciso adiar o ENEM-2020! – artigo da equipe do Respeitar! publicado na Carta Capital #AdiaENEM: sem aula, sem prova! – a campanha que viralizou na pandemia Qual a relação da educação em direitos humanos e a comunidade escolar? Fabulação e a pandemia de Covid-19 Nós, mulheres, em meio à pandemia de coronavírus COVID-19, imposto progressivo e Direitos Humanos Isolamento e vida digna durante a pandemia de coronavírus Ninguém para trás – uma conversa sobre inclusão escolar em meio à pandemia de coronavírus Tempo de pandemia: quando as verdadeiras deficiências se revelam – pensando também na escola Como está a convivência durante o coronavírus? E como será depois? Convivência durante a pandemia de Covid-19 COVID-19, vulnerabilidades sociais e direitos humanos COVID-19, desigualdade social e Direitos Humanos Artigo: COVID-19, desigualdade social e Direitos Humanos Formadora Crislei Custódio participa do #VaiDarOQueFalar sobre bullying Comunidade escolar e a Covid-19: vamos falar dos estudantes? Cadê minha escola? – divagações de uma educadora em meio à pandemia Solidariedade em tempos difíceis de pandemia Assista o Café Filosófico “Infância e Política”, com a psicanalista Ilana Katz Sobre viver na cidade – ou sobreviver na cidade? Professor é o primeiro surdo a defender tese de doutorado na UFPE Ativista pela inclusão escolar: conheça Mariana Rosa, mãe da Alice Associação Nacional Reggae conta como foi defender o Parque Chácara do Jockey de SP Filmes necessários para pensar sobre o direito à cidade Escreva por Direitos: baixe os cadernos de Educação em Direitos Humanos da Anistia Internacional “Acreditamos que a representatividade importa”, diz produtora de curta vencedor do Oscar A Escola e a Família: como essa relação influencia a comunidade escolar? EDH – Desafios Contemporâneos: O que é participação? EDH – Desafios Contemporâneos: análise de conjuntura, disputa de valores na atualidade e edh EDH – Desafios Contemporâneos: Educação e inclusão EDH – Desafios Contemporâneos: Escola laica e civil Como os conhecimentos indígena e tradicional interagem com o meio universitário História e desafios do ECA: uma conversa com o educador Chicão Bodião Questões do Cotidiano Escolar: conheça os cadernos do NAAPA Qual a importância da Educação em Direitos Humanos nas escolas? Luto para nós é verbo: um papo sobre violência do Estado e violação do ECA Histórias para conhecer – infância e adolescência no audiovisual “O desafio começa de conhecê-los”, diz juiz sobre Direitos Humanos em pequenas cidades Aula sobre Relações Étnico-Raciais com prof°. Dr. Kabengele Munanga “Eu mandei meu filho impecável para a escola e o Estado devolveu ele assim” Estatuto da Criança e do Adolescente: leia e baixe o documento “Família Abayomi” e “Jongo” – como a EMEI Nelson Mandela trabalha relações étnico-raciais Relatório do Unicef faz balanço da Convenção sobre os Direitos da Criança (CDC) no Brasil UNESCO e UNODC lançam guia “Fortalecimento do Estado de direito por meio da educação” Pesquisadora defende educação para relações étnico-raciais no combate ao racismo “Maioria dos brasileiros afirma que escola inclusiva melhora educação”, diz jornal Especialista fala da importância de não “individualizar” o conflito escolar Antropóloga explica a presença de grupos religiosos nos Conselhos Tutelares “Bons textos são boas companhias para boas conversas”, diz autora de livros infantis com temáticas africanas Pesquisadora da USP comenta o fracasso escolar dos meninos negros na educação básica “Educar para a democracia é uma pauta permanente”, afirma pesquisadora da UFPB Professores contam como é ser LGBT na escola onde trabalham em matéria do UOL Artigo discute gênero na educação básica Gunga Castro, formadora do Respeitar, fala sobre os desafios da inclusão escolar Declaração de Estocolmo sobre o ambiente humano – 1972 – ONU 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU Celinha Nascimento fala sobre gestão democrática na escola na Rádio Brasil Atual Conheça Yandê, a rádio web de música indígena contemporânea Pastor Henrique Vieira incentiva a prática da generosidade contra discurso de ódio Unesco disponibiliza playlist com mais de 90 vídeos indígenas Violência na escola x Escola como rede de afeto: conheça a história de Henrique Vieira Formadora do Respeitar é Preciso! comenta o novo Caderno de Mediação de Conflitos Coleção de vídeos Povos Indígenas no Brasil: conheça mais da temática indígena 5 livros para pensar nossa relação com os povos indígenas no Brasil (e usar em sala de aula) A herança cultural indígena – ou cinco ideias equivocadas sobre índios Respeitar é Preciso! escolhe Questões Indígenas para tema de nova Campanha #Expresso227, do Instituto Alana, relembra crianças e adolescentes na Ditadura Educação Inclusiva: o laudo médico pode interferir no dia a dia escolar? Golpe militar e ditadura: é preciso que se conheça para que nunca mais aconteça Mulheres na vanguarda dos direitos humanos Nascidos Livres e Iguais, da ONU, discute Orientação Sexual e Identidade de Gênero Neste 8 de março, Usina de Valores retrata 4 mulheres inspiradoras Meu amigo Nietzsche Exemplo de racismo na pintura brasileira, com Tatiana Lotierzo Entrevista Grazielly Alves Pereira Entrevista Jane Persinotti TV Unesp apresenta: Cultivando Direitos Humanos na Educação Básica Situações de indisciplina e incivilidades na escola Educação infantil em direitos humanos: assista o curta Vida Maria Direitos Humanos na escola Curta espanhol “Cuerdas” aborda a inclusão escolar A História dos Direitos Humanos Bullying Velado A visita Filhos do Paraíso Colegas A maçã Onde fica a casa do meu amigo? Numa escola de Havana A alma da gente Menino 23: infâncias perdidas no Brasil Manual de defesa contra a censura nas escolas A quadra entre a escola e a cidade Democracia e autoridade na escola Não basta ser avô, tem que escutar! Apresentação da Campanha José Manuel Resende: “A escola é um espaço de socialização política” O palavrão com P Jogos de governar Responsabilidade, Punição e Medida socioeducativa Espiritismo, uma religião discreta Crianças de Terreiro “O racismo, a xenofobia e a homofobia são transversais, mas passam silenciosas no espaço escolar” “A escola é um espaço onde os alunos vão aprendendo a usar o seu juízo para julgar e fundamentar a sua decisão” Corte Interamericana de Direitos Humanos condena Brasil por não investigar e punir a morte de Vladimir Herzog Intolerância contra as religiões de matrizes afro-brasileiras (II) Intolerância contra as religiões de matrizes afro-brasileiras (I) “As vozes de 2013” – Instituto Vladimir Herzog promove debate sobre as Jornadas de Junho “Profissão Repórter – Evasão escolar” “O Pai Nosso é uma oração universal?” Antonio Candido e o direito à literatura O contador de histórias A diversidade religiosa do mundo em números ‘Diversidade é a sentença’ Educadora usa a cultura africana para ensinar matemática 2 atividades elaboradas por professores para abordar a diversidade religiosa Pro dia nascer feliz Catálogo Intelectuais Negras Visíveis Entrevista com Grazielly Alves Pereira Entrevista Jane Persinotti Entrevista com Ana Rosa Abreu na Rádio Brasil Atual O Contador de Histórias Conflito, Violências e Escola Conflitos, violências, injustiças na escola? Caminhos possíveis para a construção de uma escola justa Como combater a indisciplina e as incivilidades? Por uma escola livre de violências Campanha Por uma escola sem violência: Entrevista Ana Rosa Abreu Educação em Direitos Humanos na Educação Infantil Mediação de Conflitos: pra começo de conversa 13 de maio e escravidão hoje 8 DE MARÇO SEM TRABALHO Direitos Humanos no Brasil 2016 No ritmo do carnaval, direito à cidade Cartilha GRISUL Ubuntu conhecendo a África Fundamentos para uma educação inclusiva Plano Municipal de Educação em Direitos Humanos (PMEDH) Programa Paz nas Escolas – Prefeitura de São Paulo Programa Nacional de Direitos Humanos – PNDH-3 Pesquisa Nacional sobre o Ambiente Educacional no Brasil Declaração Universal dos Direitos das Crianças – UNICEF Diretrizes Nacionais para Educação em Direitos Humanos Educação para a democracia – Maria Victoria Benevides Igualdade, desigualdade e diferenças: o que é uma escola justa? Educação e Direitos Humanos, currículo e estratégias – Vera Maria Candau Indisciplina, violência e o desafio dos Direitos Humanos nas escolas ECA Estatuto da Criança e do Adolescente Declaração Universal dos Direitos Humanos Educação em Direitos Humanos: de que se trata? Dimensões do poder, da violência e da mediação nas escolas: questionamentos