EDH – Desafios Contemporâneos: análise de conjuntura, disputa de valores na atualidade e edh

Esta aula tem por objetivo introduzir algumas noções gerais acerca da produção das primeiras políticas públicas no Brasil a partir da descrição histórica de algumas pedagogias coloniais problematizando formas de poder e de desigualdade que são socialmente produzidas, e que acabam por tornarem-se referências na configuração das políticas educacionais atuais.

Para introduzir as questões apresentadas acima, partiremos de uma análise contemporânea acerca das tecnologias produtoras de desigualdade social, começando pela abordagem da noção de violência ética, uma espécie de ação cotidiana que envolve a produção de uma justificativa ética coletiva para a violência que o próprio Estado emprega contra alguns corpos.

Vamos realizar um exercício coletivo de desnaturalização de expectativas e estereótipos sociais engendrados na constituição de algumas políticas educacionais que servem para legitimar essas formas de violência do
Estado, chamando a atenção para o caráter socialmente construído dessas diferenciações – e hierarquias. Oferecendo, assim, uma perspectiva social e crítica para a compreensão do corpo e da diferença, fomentando a necessidade de se pensar pedagogias voltadas para o desenvolvimento de uma postura ética de não violência.

Sobre Jacqueline Moraes Teixeira
Doutora em Antropologia Social na Universidade de São Paulo. Atualmente é pós-doutoranda pelo Departamento de Antropologia da USP, docente de Sociologia da Educação pela Faculdade de Educação da USP, pesquisadora do NAU-USP (Laboratório do Núcleo de Antropologia Urbana) e do Cebrap (Centro Brasileiro de Análise e Planejamento), onde desenvolve pesquisas sobre religiões e relações de gênero.

 


O Projeto Respeitar é Preciso!, em parceria com a secretaria Municipal da Educação, por meio da Coordenaria dos CEUs e Educação Integral (COCEU), sendo articulado pela Divisão de Gestão Democrática e Programas Intersecretarias (DIGP), prevê o desenvolvimento de diversas ações formativas, dentre as quais, o curso Educação em Direitos Humanos: Desafios Contemporâneos.

Esse curso é oferecido aos servidores da Rede Municipal de Ensino através de seis encontros formativos, que têm como objetivo propiciar subsídios aos educadores para a reflexão e compreensão da disputa de valores na conjuntura atual e o papel da Educação em Direitos Humanos. Pretende-se, portanto, promover um alinhamento conceitual acerca de princípios e temas de relevância para uma educação comprometida com a democracia, o respeito às diferenças e valorização da diversidade, propondo tais conteúdos: Análise de Conjuntura e EDH, Participação e Controle, Escola Civil Laica, Inclusão, Gênero e Sexualidade, Raça e Etnia, possibilitando a prevenção e abordagem das questões relacionadas ao bullying e violência escolar.

Deixe um Comentário