Design sem nome (5)

Vídeo: Saiba o que são as Comissões de Mediação de Conflitos em 1 minuto

Compartilhe os conteúdos e participe do processo de constituição das Comissões de Mediação de Conflitos na sua Unidade Educacional

Para disseminar conhecimentos sobre a mediação de conflitos no contexto escolar, o projeto Respeitar é Preciso! disponibiliza animação de apenas um minuto que pode contribuir com a sensibilização para a importância deste espaço de participação. 

Assista:

Importância da CMC

Na Rede Municipal de Ensino de São Paulo, desde 2016 todo ano letivo começa com a constituição da Comissão de Mediação de Conflitos (CMC) em cada Unidade Educacional. Em 2024, elas devem ser formadas até o dia 5 de março e, assim, colaborar para o fortalecimento da cultura de respeito mútuo ao longo de todo o ano. 

Criadas pela Lei Municipal 16.134 em 2015, as Comissões de Mediação de Conflitos são compostas por integrantes da própria comunidade escolar: professoras e professores, equipes de apoio, equipes de gestão, estudantes, seus familiares ou responsáveis. 

A atuação cotidiana favorece a boa convivência, o pertencimento, o enfrentamento a preconceitos e violências. Também proporciona melhores condições para o processo educativo e o fortalecimento de valores democráticos.

Participacão ampla

É muito importante que as Comissões sejam compostas por diferentes segmentos, olhares e vozes da comunidade escolar, pois isso proporciona uma compreensão mais ampla sobre as questões do cotidiano. Quanto mais diversa e representativa a CMC, mais efetiva a atuação para fortalecer uma cultura de respeito mútuo. 

A mediação de conflitos é uma prática de Educação em Direitos Humanos fomentada pelo projeto Respeitar é Preciso!, realizado em parceria pelo Instituto Vladimir Herzog e Secretaria Municipal de Educação de São Paulo. Convidamos toda a comunidade escolar a se engajar neste processo. Conheça mais sobre a mediação de conflitos e compartilhe os conteúdos!

Saiba mais:
Saiba mais sobre a legislação das CMCs
Acesse o Caderno do Respeitar! sobre mediação de conflitos

Veja também:
Campanha das Comissões de Mediação de Conflitos 2024
Comissão de Mediação de Conflitos, o que é isso?
Material de divulgação das CMCs para diferentes públicos
Vídeo: depoimentos sobre CMC

1 comentário

  1. Giselma dos Santos Maciel em 21 de fevereiro de 2024 às 17:14

    Boa tarde.
    Sou professora readaptada da rede de ensino da prefeitura de São Paulo, posso participar? Tem dispensa de ponto para o curso de formação?
    Grata.

Deixe um Comentário