Espetáculo Patética, que retrata a história de Vlado, volta ao SESC Santo André
29 de março de 2019
educacao-inclusiva
Educação Inclusiva: o laudo médico pode interferir no dia a dia escolar?
2 de abril de 2019

Golpe militar e ditadura: é preciso que se conheça para que nunca mais aconteça

O dia 31 de março marca o aniversário do golpe militar brasileiro de 1964, que depôs da presidência João Goulart e instaurou um dos períodos mais obscuros da nossa história recente. A partir do pressuposto de que “é preciso que se conheça, para que nunca mais aconteça”, o portal Memórias da Ditadura, um projeto do Instituto Vladimir Herzog, disponibiliza uma área de Apoio ao Educador com conteúdo especialmente produzido para trabalhar o tema em sala de aula.

Nessa área do portal, a História é recuperada à luz dos direitos humanos, com atividades organizadas como sequências didáticas. São atividades estruturadas a partir de finalidades definidas e sistematizadas em projetos que podem ser adaptados e desenvolvidos de forma articulada e interdisciplinar, a depender da realidade de cada escola.

As sequências didáticas cobrem diferentes momentos da época:

Além disso, o portal também tem um espaço para que novas propostas que trabalham o regime militar no Brasil em sala de aula possam ser compartilhadas. Para tanto, basta preencher um formulário com o detalhamento da proposta realizada com os alunos.

Foto em destaque da Exposição Revelando.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *