Apiacás. Habitation des Apiacás Sur l’Arinos, Avril, 1828 (Ilustração feita por Hercule Florence - Aquarela sobre papel, 40,8 x 51,0 cm).

Respeitar é Preciso! escolhe Questões Indígenas para tema de nova Campanha

Ao longo das próximas semanas, o portal do Respeitar é Preciso! vai abordar, de diferentes formas, o tema Questões Indígenas – escolhido para fazer parte de sua 5a. Campanha.

A proposta é ampliar o olhar e entendimento sobre o tema, reunindo materiais para serem usados por educadores em sala de aula ou por quem simplesmente quer se aprofundar no tema, sob a perspectiva da Educação em Direitos Humanos. 

A escolha do lançamento da Campanha neste dia 19 de abril é muito simbólica: como trabalhar as Questões Indígenas no ambiente escolar, fugindo de estereótipos e promovendo um olhar respeitoso? Bom, uma forma simples e bastante efetiva é tratando do tema ao longo do ano, em diferentes situações, e não apenas neste dia específico. Nas próximas semanas, traremos conteúdos para contribuir ainda mais: acompanhe essa grande aventura aqui no Portal e também nas nossas redes sociais Facebook e Instagram!

**********************
Imagem em destaque: Ilustração feita por Hercule Florence Apiacás. Habitation des Apiacás Sur l’Arinos, Avril, 1828. (Aquarela sobre papel, 40,8 x 51,0 cm). Florence foi um desenhista francês contratado como segundo-desenhista pelo médico e naturalista Georg von Langsdorff. O naturalista, conhecido como o conde de Langsdorff, era líder da missão científica destinada a se embrenhar no interior do Brasil no século XIX. Florence juntou desenhos e notas de diário, que narram as experiências dessa viagem com grupos indígenas brasileiros.

Deixe um Comentário