EDH – Desafios Contemporâneos: O que é participação?

15 de janeiro de 2020

Na aula programada para o curso EDH – Desafios Contemporâneos, vamos falar sobre participação no ambiente escolar.

Apresentação do desenvolvimento histórico do conceito de democracia, contrapondo a democracia direta da representativa e enfatizando o fato de esta se relacionar diretamente com os Direitos Humanos. Abordar a relação entre a Educação, a Democracia, a Cidadania e a Participação a partir de duas dimensões: a) do reconhecimento da Educação como um Direito Humano; e b) da responsabilidade da Educação para a formação das novas gerações visando ao desenvolvimento de seu espírito democrático, relacionado à cidadania, por meio de três expedientes:

1º) do currículo prescrito estrito aos componentes curriculares (abordagem de conceitos e apresentação histórico-sociológica dos temas relacionados a Democracia, Direitos Humanos e Cidadania);

2º) do currículo prescrito não estrito aos componentes curriculares (realização de assembleias, organização de grêmios, associações de pais e mestres e conselhos escolares, organização e participação de eleições); e

3º do currículo oculto (atitudes e ações provenientes de todos os sujeitos da comunidade escolar que impactam o processo pedagógico e a interiorização, ou não, de princípios democráticos).

Sobre Eli Ghanem
Professor da Faculdade de Educação da USP. Pesquisador no tema da mudança educacional. Autor, entre outras obras, de Educação escolar no Brasil (Ação Educativa; Autêntica, 2004).

O Projeto Respeitar é Preciso!, em parceria com a secretaria Municipal da Educação, por meio da Coordenaria dos CEUs e Educação Integral (COCEU), sendo articulado pela Divisão de Gestão Democrática e Programas Intersecretarias (DIGP), prevê o desenvolvimento de diversas ações formativas, dentre as quais, o curso Educação em Direitos Humanos: Desafios Contemporâneos.

Esse curso é oferecido aos servidores da Rede Municipal de Ensino através de seis encontros formativos, que têm como objetivo propiciar subsídios aos educadores para a reflexão e compreensão da disputa de valores na conjuntura atual e o papel da Educação em Direitos Humanos. Pretende-se, portanto, promover um alinhamento conceitual acerca de princípios e temas de relevância para uma educação comprometida com a democracia, o respeito às diferenças e valorização da diversidade, propondo tais conteúdos: Análise de Conjuntura e EDH, Participação e Controle, Escola Civil Laica, Inclusão, Gênero e Sexualidade, Raça e Etnia, possibilitando a prevenção e abordagem das questões relacionadas ao bullying e violência escolar.

Clique aqui e veja as outras aulas do curso EDH – Desafios Contemporâneos 2019. 

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