Sobre

Respeitar é Preciso! Este é um projeto do Instituto Vladimir Herzog para fortalecer a cultura de educação em direitos humanos na educação básica, buscando contribuir com o enfrentamento a diferentes tipos de violências no convívio escolar. Desenvolve-se por meio de ações formativas com profissionais da educação, a partir de metodologia própria e apoio do material pedagógico Cadernos Respeitar!.

Há 10 anos, Respeitar é Preciso! propõe um olhar atento e transformador para as questões do convívio escolar, promovendo a adoção do respeito mútuo nas práticas cotidianas de toda a comunidade. Assim, favorece a construção coletiva de uma cultura na qual haja valorização da diversidade, incentivo à participação e condições para que todas as pessoas se sintam pertencentes ao coletivo.

Entendemos a educação em direitos humanos (EDH) como uma educação em valores: aquela que se dá de forma transversal, a partir das vivências no ambiente escolar. Trata-se de fazer do convívio e dos processos de ensino e aprendizagem ocasiões para vivenciar os valores que sustentam os princípios dos direitos humanos, como dignidade, justiça, liberdade, igualdade e equidade. Para isso, o respeito mútuo é pressuposto e condição essencial.

Atualmente, atuamos em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, envolvendo toda a Rede Municipal de Ensino. Nesta linha do tempo, conheça mais sobre a construção e trajetória do Respeitar é Preciso!.

 

Diretrizes

A atuação do Instituto Vladimir Herzog na área de educação em direitos humanos está entre as pioneiras e mais consolidadas neste campo, comprometida e alinhada ao Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (PNEDH), às Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos e ao Programa Nacional de Direitos Humanos (PNDH-3)

As ações em EDH do instituto visam ainda contribuir com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU de números 4 (Educação de Qualidade), 5 (Igualdade de Gênero) e 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis).

 

 

Princípios metodológicos

As ações formativas propostas e desenvolvidas pelo Respeitar é Preciso! são voltadas para mudanças culturais, tendo como premissas a valorização dos conhecimentos prévios e a participação das pessoas envolvidas, assim como o alinhamento à realidade de cada local. São estruturadas a partir dos princípios metodológicos do Instituto Vladimir Herzog para educação em direitos humanos: (i) contextualização, (ii) diálogo e escuta ativa, (iii) aprendizagem colaborativa, (iv) articulação e formação política e (v) transversalidade de saberes.

 

Indicadores

Os impactos da atuação do Respeitar Preciso! são mensurados pelo Índice de Fortalecimento da Cultura de Educação em Direitos Humanos na Escola, desenvolvido pelo Instituto Vladimir Herzog. O índice vai de 0 a 1, sendo 0 nem um pouco fortalecida e 1 plenamente fortalecida. O índice é composto por quatro indicadores das percepções de educadoras/es quanto à: 1) cultura de gestão democrática; 2) cultura de pertencimento; 3) cultura de mediação de conflitos e 4) cultura de respeito mútuo

Na Rede Municipal de Ensino de São Paulo, nos últimos cinco anos, foi possível notar um avanço significativo quanto à adoção da cultura de EDH no ambiente escolar, na percepção de educadores/as. Isso é verificado a partir dos resultados comparativos dos indicadores de 2019 e 2024.

 

TRAJETÓRIA DO RESPEITAR É PRECISO!

PARCERIAS DE RESPEITAR É PRECISO! COM O PODER PÚBLICO

Instituto Vladimir Herzog

O Instituto Vladimir Herzog (IVH) é uma organização da sociedade civil criada em junho de 2009 para celebrar a vida e o legado de Herzog, jornalista assassinado pela ditadura militar que dominou o Brasil entre 1964 e 1985. A instituição tem como missão trabalhar com toda a sociedade pela defesa dos valores da Democracia, dos Direitos Humanos e da Liberdade de Expressão. Nossas ações se organizam em três grandes frentes: Educação em Direitos Humanos; Jornalismo e Liberdade de Expressão; Memória, Verdade e Justiça. Dedicamos também nosso trabalho, de forma transversal, às temáticas de gênero, raça e meio ambiente.