Sobre

O Respeitar é Preciso! é um projeto da área de educação do Instituto Vladimir Herzog e foi criado para disseminar a cultura de educação em direitos humanos nas escolas públicas, trabalhando com educadores desde a creche até o final do Ensino Fundamental para a adoção do respeito mútuo e do respeito à diversidade e repudiando assim qualquer forma de violência no convívio escolar.

O projeto acontece por meio de ações de formação presencial e online apoiadas em um conjunto de materiais inéditos, desenvolvidos pelo projeto, os Cadernos do Respeitar!. O foco na educação em valores acontece no convívio escolar e nas práticas de sala de aula, trabalhando transversalmente nas ações formativas, buscando promover a cultura de Educação em Direitos Humanos nas escolas.

Desde 2014 o Respeitar é Preciso! atua na rede pública municipal de São Paulo e, de lá pra cá, já impactou gestores, docentes, estudantes, funcionários e familiares de mais de 1500 escolas com atividades de formação e subsídios online. Em 2016 as atividades presenciais do Respeitar! passaram a acontecer com as Comissões de Mediação de Conflitos das unidades escolares, regulamentadas a partir do Decreto no 56.560, de 28 de outubro de 2015. Em 2018 os cursos de formação do Respeitar é Preciso! foram legitimados pela política da Secretaria Municipal de Educação, garantindo pontuação na carreira dos cursistas participantes. Em 2019 o projeto ampliou sua atuação e iniciou atividades em Pernambuco, na cidade de Goiana.

Os objetivos do Respeitar é Preciso! são:

  • Contribuir para a disseminação da cultura de Educação em Direitos Humanos nas escolas, visando à formação de sujeitos de direito, que respeitem e se façam respeitar; 
  • Contribuir para o aprofundamento da compreensão do significado de Direitos Humanos como uma exigência da democracia e sua relação necessária com a educação desde a primeira infância; 
  • Subsidiar formas de trabalho pedagógico criando possibilidades para que, com o tempo, sejam eliminadas quaisquer situações de violência entre os integrantes da comunidade escolar; 
  • Contribuir para a adoção do respeito mútuo e do respeito à diversidade socioeconômica, cultural, familiar, geracional, de condição de saúde física ou mental, de etnia, credo, gênero, sexualidade, origem, entre outros, como base da convivência e da integração no cotidiano escolar; 
  • Orientar os educadores na análise e na reflexão sobre as diversas situações do convívio escolar para que tenham condições de identificar possíveis situações de desrespeito aos Direitos Humanos, enfrentando-as e buscando formas de superação, e para que incluam, de fato, a EDH nos seus projetos político-pedagógicos (PPPs).

Conheça a história do Respeitar É Preciso!

Veja na linha do tempo as principais realizações do projeto Respeitar é Preciso! para a disseminação da cultura de educação em direitos humanos desde 2014.

Instrumentos formalizados com o poder público no Respeitar É Preciso!

IVH

O Instituto Vladimir Herzog (IVH) é uma organização da sociedade civil criada em junho de 2009 para celebrar a vida e o legado de Herzog, jornalista assassinado pela ditadura militar que dominou o Brasil entre 1964 e 1985. Com doze anos de existência, a instituição tem como missão trabalhar com toda a sociedade pela defesa dos valores da Democracia, dos Direitos Humanos e da Liberdade de Expressão. Nossas ações se organizam em três grandes frentes: Educação em Direitos Humanos; Jornalismo e Liberdade de Expressão; Memória, Verdade e Justiça. Dedicamos também nosso trabalho, de forma transversal, às temáticas de gênero, raça e meio ambiente.

Equipe - IVH

Direção executiva

Rogério Sottili | Diretor
Ana Rosa Abreu | Vice-diretora
Isabel Rodrigues | Secretaria

 

Estagiárias

Gabriela Teixeira
Luiza Souto
Maria Clara Santos Fialho

 

Equipe

Andreza Ruiz
Cristina Berger
Gabriela Costa
Geovana Cunha
Giuliano Galli
Hamilton Harley
Heleni Andrade
Isabela Alves
Lucas Barbosa
Lucas Paolo Vilalta
Mayara de Lara
Rafael Schincariol
Raquel Melo
Tatiana Rocha
Thayná Andrade
Verônica Freitas