Acessibilidade

A inclusão é um tema que sempre norteou o trabalho do projeto Respeitar é Preciso! e aparece, de forma transversal, nos nossos Cadernos. Se a discussão sobre sua importância está incorporada às nossas ações de formação presenciais e no conteúdo que produzimos, procuramos incorporar os preceitos de inclusão online na nova versão do nosso portal.

A acessibilidade na internet, em geral, segue as recomendações da WCAG (World Content Accessibility Guidelines), um guia produzido pelo W3C (World Wide Web Consortium) para facilitar e colaborar com a experiência online de pessoas com deficiência. Nós seguimos recomendações do guia quanto ao tamanho de fonte escolhida e cores, bem como algumas configurações técnicas.

Alto Contraste
No alto da página à esquerda é possível acionar o alto contraste das páginas do site.

Navegação pelo teclado
No alto da home estão os atalhos para navegação:

Alt + 1 = Início do Conteúdo
Alt + 2 = Ir para ao Menu
Alt + 3 = Ir para a Busca
Alt + 4 = Ir para o Rodapé

Legendas nos vídeos
Os vídeos indicados no Portal estão hospedados no Youtube. Para acionar a legenda dos mesmos, basta clicar na engrenagem que fica na área inferior à direita do player e clicar em legenda. Em alguns casos estará disponível a legenda automática, mas estamos trabalhando com um cronograma de legendagem do nosso conteúdo de acervo.

Estaremos implementando e atualizando nossa plataforma para que seja cada vez mais acessível, até porque sabemos que isso é um processo contínuo. Caso você tenha sugestões para melhorar nossa acessibilidade online de alguma forma, escreva pra gente: [email protected].