[REP] Thumb - matéria Campanha CMCs 2024 (2)

Vídeo: Importância da mediação de conflitos no ambiente escolar, segundo essas educadoras

9 de fevereiro de 2024

Educadoras compartilham experiências de melhora no convívio e condições de aprendizagem a partir da atuação da Comissão de Mediação de Conflitos

Os conflitos fazem parte da convivência escolar, por isso é importante aprender e ensinar a lidar com eles de maneira educacional. É o que explicam educadoras que compartilharam experiências com o projeto Respeitar é Preciso!. Ana Paula Lopes, Fabíola Figueiredo e Keila Barreto atuam na Rede Municipal de Ensino de São Paulo e fazem parte da Comissão de Mediação de Conflitos (CMC) de suas Unidades Educacionais.

As CMCs foram criadas pela Lei Municipal 16.134/15 e a mediação é fomentada como prática de Educação em Direitos Humanos pelo projeto Respeitar é Preciso!, realizado pela parceria entre Instituto Vladimir Herzog e Secretaria Municipal de Educação de São Paulo. Em 2024, elas serão constituídas em cada Unidade Educacional até 05 de março.  

.

“A atuação da CMC traz para a realidade a integração e a elaboração do conflito, para os encaminhamentos do bem viver. O bem viver escolar é imprescindível para a aprendizagem.” 

Keila Barreto, educadora da Rede Municipal de Ensino de São Paulo

.

.

.

.

“Coisa mais linda é a gente ver as relações também se modificando, entre os adultos e entre as crianças.”
.
Fabíola Figueiredo, educadora da Rede Municipal de Ensino de São Paulo

.

..

“Quando a gente tem essas ações pensadas em conjunto, a gente consegue ações muito mais assertivas e com resultados que a gente consegue enxergar com muito mais clareza.” 
.
Ana Paula Lopes, educadora da Rede Municipal de Ensino de São Paulo

.

.


“O que é essa coisa da mediação de conflitos? Nós, adultos, aprendermos a lidar com esses conflitos de uma forma educacional, para que as crianças possam aprender a lidar com seus conflitos sem violência”  

.
Neide Nogueira, Instituto Vladimir Herzog

.

.

Assista e compartilhe:

Saiba mais:
Saiba mais sobre a legislação das CMCs
Acesse o Caderno do Respeitar! sobre mediação de conflitos

Veja também:
Campanha das Comissões de Mediação de Conflitos 2024
Mais informações sobre Comissões de Mediação de Conflitos
Material de divulgação das CMCs para diferentes públicos
Vídeo: O que é CMC em 1 minuto

Deixe um Comentário