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Série: Olhares e práticas para fortalecer a Educação em Direitos Humanos nas escolas

28 de abril de 2023

Série de artigos do projeto Respeitar é Preciso! apresenta diferentes ferramentas e repertórios para promover uma convivência respeitosa na educação básica

O projeto Respeitar é Preciso!, realizado pelo Instituto Vladimir Herzog em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, produziu uma série de seis artigos sobre diferentes práticas que podem contribuir para promover uma convivência respeitosa e vivências de participação no ensino básico. Análise de mapas, realização de batalhas de rimas, visitas mediadas a museus e produção de meios de comunicação alternativos são alguns dos caminhos propostos pela equipe de formação do Instituto Vladimir Herzog.

Os formadores e as formadoras que assinam os artigos associam seus diversos conhecimentos e trajetórias à perspectiva de Educação em Direitos Humanos. 

A ideia central da série é estimular, por diferentes caminhos, reflexões e ações para a valorização dos diversos grupos sociais presentes nos territórios onde se encontram as unidades educacionais. Assim, desenvolve-se a possibilidade de pertencimento, convivência respeitosa e, ainda, de uma formação crítica para a cidadania.

“O ambiente escolar é um espaço rico para trocas de conhecimentos, memórias, vivências, expressões e opiniões. Para isso, precisa ser um lugar onde essa diversidade seja cotidianamente reconhecida, escutada e valorizada”, acredita Neide Nogueira, coordenadora de Educação Básica do Vladimir Herzog. “Os caminhos apresentados pelo conjunto de artigos podem contribuir para que isso aconteça”, explica.  

Confira os artigos: 

Literaturas, juventudes e Educação em Direitos Humanos: Escrever para acordar
Por Igor Gomes

Educação Popular e Educação em Direitos Humanos: Conhecer, participar, lutar e aprender
Por Cláudia C. Soares

Educação em Direitos Humanos cabe nos Museus?
Por Luara Carvalho

Comunicação e Educação em Direitos Humanos: Caminhos para a participação democrática
Por Raquel Quintino

Comissão de Mediação de Conflitos no contexto escolar: Experiências em discussão
Por Sulamita Jesus de Assunção

Cartografias sociais e Educação em Direitos Humanos: Colocar mais histórias no mapa
Por Carolina Piai Vieira

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