Biblioteca EDH TodosArtigosBiblioteca em EDHCampanhasCoronavírusDemocraciaDemocracia na EscolaDireito à CidadeDireitos HumanosDiscriminaçãoDiversidadeDiversidade ReligiosaDocumentos oficiaisEducação em Direitos HumanosEducação inclusivaEntrevistasEscola é para todo mundoEstatuto da Criança e do AdolescenteEstrangeirosFilmesHumilhação e bullyingIndígenasLGBTsMediação de conflitosMulheresNovembro NegroPopulação NegraQuestões IndígenasReligiõesRespeito mútuoSem categoriaSustentabilidadeViolênciasViolências na Escola O propósito de mantermos espaços onde a linguagem vale mais que a violência Educadores apostam no diálogo para recriar a convivência escolar Como a escola pode permanecer sendo escola em meio ao caos social? Entrevista com José Sérgio de Carvalho Caminhos coletivos para recriar a convivência escolar. Entrevistamos Crislei Custódio A importância da educação em Direitos Humanos no trabalho das Comissões de Mediação de Conflitos Guia “Mulheres com Deficiência: Garantia de Direitos para Exercício da Cidadania” Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência – ONU Guia sobre Educação Especial na Perspectiva Inclusiva – Covid_19 Curta metragem: Vestido Novo Live: Produção Social do Sofrimeto Live: Gênero e sexualidade: transfobia e educação em direitos humanos Live: Educação inclusiva Live: Relação Família e escola Live: Raça e relações étnico-raciais: branquitude e algumas questões étnico-raciais Live: Modos de subjetivação e marcadores sociais de diferença Baixe o livro Educação Inclusiva na Prática, do Instituto Rodrigo Mendes Pequeno Manual Audiovisual para professores Educação infantil e suspensão de atendimento: como ficam as crianças pequenas na pandemia? É preciso adiar o ENEM-2020! – artigo da equipe do Respeitar! publicado na Carta Capital #AdiaENEM: sem aula, sem prova! – a campanha que viralizou na pandemia Qual a relação da educação em direitos humanos e a comunidade escolar? Fabulação e a pandemia de Covid-19 Nós, mulheres, em meio à pandemia de coronavírus COVID-19, imposto progressivo e Direitos Humanos Isolamento e vida digna durante a pandemia de coronavírus Ninguém para trás – uma conversa sobre inclusão escolar em meio à pandemia de coronavírus Tempo de pandemia: quando as verdadeiras deficiências se revelam – pensando também na escola Como está a convivência durante o coronavírus? E como será depois? Convivência durante a pandemia de Covid-19 COVID-19, vulnerabilidades sociais e direitos humanos COVID-19, desigualdade social e Direitos Humanos Artigo: COVID-19, desigualdade social e Direitos Humanos Comunidade escolar e a Covid-19: vamos falar dos estudantes? Cadê minha escola? – divagações de uma educadora em meio à pandemia Campanha especial: Respeitar! em tempos de coronavírus Solidariedade em tempos difíceis de pandemia Assista o Café Filosófico “Infância e Política”, com a psicanalista Ilana Katz Sobre viver na cidade – ou sobreviver na cidade? Ativista pela inclusão escolar: conheça Mariana Rosa, mãe da Alice Associação Nacional Reggae conta como foi defender o Parque Chácara do Jockey de SP Uma conversa no parque – associação de moradores defendem direito à cidade Filmes necessários para pensar sobre o direito à cidade As crianças e o direito à cidade: vamos falar disso na escola? Escreva por Direitos: baixe os cadernos de Educação em Direitos Humanos da Anistia Internacional A Escola e a Família: como essa relação influencia a comunidade escolar? EDH – Desafios Contemporâneos: O que é participação? EDH – Desafios Contemporâneos: análise de conjuntura, disputa de valores na atualidade e edh EDH – Desafios Contemporâneos: Educação e inclusão EDH – Desafios Contemporâneos: Escola laica e civil Como os conhecimentos indígena e tradicional interagem com o meio universitário História e desafios do ECA: uma conversa com o educador Chicão Bodião Questões do Cotidiano Escolar: conheça os cadernos do NAAPA Luto para nós é verbo: um papo sobre violência do Estado e violação do ECA Histórias para conhecer – infância e adolescência no audiovisual “O desafio começa de conhecê-los”, diz juiz sobre Direitos Humanos em pequenas cidades Aula sobre Relações Étnico-Raciais com prof°. Dr. Kabengele Munanga “Eu mandei meu filho impecável para a escola e o Estado devolveu ele assim” Estatuto da Criança e do Adolescente: leia e baixe o documento “Família Abayomi” e “Jongo” – como a EMEI Nelson Mandela trabalha relações étnico-raciais Relatório do Unicef faz balanço da Convenção sobre os Direitos da Criança (CDC) no Brasil 8 filmes e séries atuais para refletirmos sobre racismo e negritude neste Novembro Negro UNESCO e UNODC lançam guia “Fortalecimento do Estado de direito por meio da educação” Pesquisadora defende educação para relações étnico-raciais no combate ao racismo “Maioria dos brasileiros afirma que escola inclusiva melhora educação”, diz jornal Antropóloga explica a presença de grupos religiosos nos Conselhos Tutelares “Bons textos são boas companhias para boas conversas”, diz autora de livros infantis com temáticas africanas Pensar o cotidiano e construir propostas em torno das relações raciais na escola Poesia política de poetas negros e negras: de Solano a Daniel, de Carolina a Tula Campanha Novembro Negro aborda, ao longo do mês, a consciência negra Pesquisadora da USP comenta o fracasso escolar dos meninos negros na educação básica “Educar para a democracia é uma pauta permanente”, afirma pesquisadora da UFPB Chico Mendes, muiraquitã e floresta: baixe 3 livros infantis sobre a Amazônia Artigo discute gênero na educação básica Declaração de Estocolmo sobre o ambiente humano – 1972 – ONU Virada Sustentável tem programação com mais de 100 atividades para crianças 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU Respeitar é Preciso! escolhe Sustentabilidade como tema de nova Campanha Conheça Yandê, a rádio web de música indígena contemporânea Unesco disponibiliza playlist com mais de 90 vídeos indígenas Coletânea “Índios do Brasil – Vida, Cultura e Morte” traz 15 artigos inéditos sobre indígenas Violência na escola x Escola como rede de afeto: conheça a história de Henrique Vieira Coleção de vídeos Povos Indígenas no Brasil: conheça mais da temática indígena Educação Inclusiva: o laudo médico pode interferir no dia a dia escolar? Mulheres na vanguarda dos direitos humanos Nascidos Livres e Iguais, da ONU, discute Orientação Sexual e Identidade de Gênero Meu amigo Nietzsche Exemplo de racismo na pintura brasileira, com Tatiana Lotierzo Entrevista Grazielly Alves Pereira Entrevista Jane Persinotti TV Unesp apresenta: Cultivando Direitos Humanos na Educação Básica Situações de indisciplina e incivilidades na escola Educação infantil em direitos humanos: assista o curta Vida Maria Direitos Humanos na escola Curta espanhol “Cuerdas” aborda a inclusão escolar A História dos Direitos Humanos Bullying Velado A visita Filhos do Paraíso Colegas A maçã Onde fica a casa do meu amigo? Numa escola de Havana A alma da gente Menino 23: infâncias perdidas no Brasil Manual de defesa contra a censura nas escolas A quadra entre a escola e a cidade Democracia e autoridade na escola Não basta ser avô, tem que escutar! Apresentação da Campanha José Manuel Resende: “A escola é um espaço de socialização política” O palavrão com P Jogos de governar Responsabilidade, Punição e Medida socioeducativa Espiritismo, uma religião discreta Crianças de Terreiro “O racismo, a xenofobia e a homofobia são transversais, mas passam silenciosas no espaço escolar” “A escola é um espaço onde os alunos vão aprendendo a usar o seu juízo para julgar e fundamentar a sua decisão” Intolerância contra as religiões de matrizes afro-brasileiras (II) Intolerância contra as religiões de matrizes afro-brasileiras (I) “O Pai Nosso é uma oração universal?” Antonio Candido e o direito à literatura O contador de histórias A diversidade religiosa do mundo em números ‘Diversidade é a sentença’ Educadora usa a cultura africana para ensinar matemática 2 atividades elaboradas por professores para abordar a diversidade religiosa Diversidade religiosa é o tema da 3ª campanha do portal ‘Respeitar é Preciso!’ Escola é para todo mundo – Entrevista com Sylvia Dantas Escola é para todo mundo – Entrevista com Luiza Castro Escola é para todo mundo – Vídeo Professor Nota 10 – Rosely Marchetti Honório Escola é para todo mundo – Autista ou imigrante? Escola é para todo mundo – Entrevista Regina Lyrio Escola é para todo mundo – EMEF Infante Dom Henrique Pro dia nascer feliz Escola é para todo mundo – Encontro temático Rosely Marchetti Catálogo Intelectuais Negras Visíveis Campanha Escola é para todo mundo – The DNA Journey Projeto “O Migrante Mora em Minha Casa” Entrevista com Grazielly Alves Pereira Entrevista Jane Persinotti Entrevista com Ana Rosa Abreu na Rádio Brasil Atual O Contador de Histórias Conflito, Violências e Escola Conflitos, violências, injustiças na escola? Caminhos possíveis para a construção de uma escola justa Como combater a indisciplina e as incivilidades? Campanha Por uma escola sem violência: Entrevista Ana Rosa Abreu Educação em Direitos Humanos na Educação Infantil Mediação de Conflitos: pra começo de conversa 13 de maio e escravidão hoje 8 DE MARÇO SEM TRABALHO Direitos Humanos no Brasil 2016 No ritmo do carnaval, direito à cidade Cartilha GRISUL Ubuntu conhecendo a África Fundamentos para uma educação inclusiva Plano Municipal de Educação em Direitos Humanos (PMEDH) Programa Paz nas Escolas – Prefeitura de São Paulo Programa Nacional de Direitos Humanos – PNDH-3 Pesquisa Nacional sobre o Ambiente Educacional no Brasil Declaração Universal dos Direitos das Crianças – UNICEF Diretrizes Nacionais para Educação em Direitos Humanos Educação para a democracia – Maria Victoria Benevides Igualdade, desigualdade e diferenças: o que é uma escola justa? Educação e Direitos Humanos, currículo e estratégias – Vera Maria Candau Indisciplina, violência e o desafio dos Direitos Humanos nas escolas ECA Estatuto da Criança e do Adolescente Declaração Universal dos Direitos Humanos Educação em Direitos Humanos: de que se trata? Dimensões do poder, da violência e da mediação nas escolas: questionamentos