Reportagem

Instituto Rodrigo Mendes lança “Educação Inclusiva na prática”, com download gratuito e versão acessível

27 de julho de 2020 |

O livro “Educação Inclusiva na prática”, organizado por Rodrigo Hübner Mendes, superintendente do Instituto Rodrigo Mendes e lançado pela Moderna…

Educação infantil e suspensão de atendimento: como ficam as crianças pequenas na pandemia?

18 de maio de 2020 |

Por Gunga Castro O afastamento da escola nestes tempos de pandemia tem colocado para todos nós uma série de preocupações,…

#AdiaENEM: sem aula, sem prova! – a campanha que viralizou na pandemia

11 de maio de 2020 |

Por Rogê Carnaval Na última semana, viralizou nas redes sociais a #AdiaENEM. Trata-se de uma reivindicação absolutamente legítima e que…

Fabulação e a pandemia de Covid-19

4 de maio de 2020 |

Por Celinha Nascimento A terceira palavra que escolhi para esta pequena série de postagens retirei de uma militância antiga. Falamos…

Nós, mulheres, em meio à pandemia de coronavírus

27 de abril de 2020 |

Por Crislei Custódio Desde o início da crise provocada pela pandemia do novo coronavírus, muitas têm sido as notícias sobre…

Ninguém para trás – uma conversa sobre inclusão escolar em meio à pandemia de coronavírus

20 de abril de 2020 |

Por Gunga Castro “Se Maomé não vai à montanha, a montanha vai a Maomé”. Ou teria que ir. Nestes tempos…

Como está a convivência durante o coronavírus? E como será depois?

15 de abril de 2020 |

Por Ana Catão Pode parecer estranho falar sobre convivência num momento como esse, em que aparentemente estamos privados de viver…

COVID-19, vulnerabilidades sociais e direitos humanos

13 de abril de 2020 |

Por Crislei Custódio A crise do coronavírus não é apenas sanitária e os seus dilemas e desafios não são apenas…

Professor é o primeiro surdo a defender tese de doutorado na UFPE

10 de março de 2020 |

Matéria publicada originalmente em Diário de Pernambuco:  Quando era criança, o professor universitário Marcelo Amorim, 38, descobriu que seu processo…

Tauani Donizetti Barbosa, que tem surdez severa, faz prova com professora que usa Libras

“Maioria dos brasileiros afirma que escola inclusiva melhora educação”, diz jornal

19 de novembro de 2019 |

Uma matéria publicada pelo jornal Folha de S. Paulo nesta terça-feira (15), do jornalista Jair Marques, aponta que 86% dos…