[REP] Thumb - matéria Campanha CMCs 2024 (3)

A CMC é espaço de toda a comunidade escolar! Veja quem pode fazer parte 

Quanto mais diversa e representativa a Comissão de Mediação de Conflitos na Unidade Educacional, mais efetiva a atuação para fortalecer uma cultura de respeito mútuo

Na Rede Municipal de Ensino de São Paulo, as Comissões de Mediação de Conflitos são espaços de participação presentes em cada Unidade Educacional e compostos por integrantes da própria comunidade escolar. 

Elas são constituídas no início do ano letivo para atuar pela construção de um ambiente escolar onde todas as pessoas sejam ouvidas e respeitadas. Isso favorece a boa convivência, o pertencimento e as condições de aprendizagem, além do enfrentamento a preconceitos e violências.

É muito importante que as Comissões sejam compostas por diferentes segmentos, olhares e vozes da comunidade escolar, pois isso proporciona uma compreensão mais ampla sobre as questões do cotidiano. Quanto mais diversa e representativa a CMC, mais efetiva a atuação para fortalecer uma cultura de respeito mútuo. 

Assim, podem ser membros das Comissões:

  • professores e professoras
  • equipes de apoio
  • estudantes
  • familiares ou responsáveis de estudantes
  • equipe gestora

A composição de cada CMC varia de acordo com o tipo de Unidade Educacional e está especificada no Decreto nº 56.560/2015, que regulamenta a Lei das CMCs

Participe e compartilhe conhecimento sobre as CMCs!

O projeto Respeitar é Preciso convida toda a comunidade escolar a se engajar neste processo de constituição de Comissões de Mediação de Conflitos, seja participando da Comissão de Mediação de Conflitos, seja difundindo conhecimento sobre elas. Os cards abaixo foram criados para destacar a importância da participação de todos os segmentos da comunidade escolar nas CMCs.

Baixe e compartilhe!

Saiba mais:
Saiba mais sobre a legislação das CMCs
Acesse o Caderno do Respeitar! sobre mediação de conflitos

Veja também:
Campanha das Comissões de Mediação de Conflitos 2024
Material de divulgação das CMCs para diferentes públicos
Vídeo: depoimentos sobre CMC
Vídeo: O que é CMC em 1 minuto

Deixe um Comentário