História e desafios do ECA: uma conversa com o educador Chicão Bodião
20 de dezembro de 2019
Na última entrevista da Campanha do Estatuto da Criança e do Adolescente do Portal Respeitar é Preciso!, conversamos com o sociólogo Francisco Eduardo Bodião, importante referência na luta em defesa das crianças e adolescentes na cidade de São Paulo.
Chicão, como é conhecido, trabalhou por muitos anos na Pastoral do Menor da Praça da Sé e é um dos criadores do Fórum de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (FoCA) em 2000, onde atua até hoje. Também lidera e participa de movimentos em defesa de espaços públicos em São Paulo e é orientador educacional de uma escola da rede particular no bairro do Butantã.
Na conversa com os formadores do Respeitar é Preciso! Gunga Castro e Rogê Carnaval, Chicão fala um pouco sobre a história do ECA, a importância deste documento e os problemas que temos enfrentado em relação à proteção da vida e dos direitos das nossas crianças e adolescentes.
Além da entrevista com o Chicão, a Campanha do Estatuto da Criança e do Adolescente teve também um papo com a roteirista do documentário Luto para Nós é Verbo Juliana Farias, uma lista de filmes e séries que retratam a infância e adolescência, além de outros conteúdos.
Francisco Eduardo Bodião, além de meu irmão, sociólogo, educador, militante há 3 décadas pelos direitos e causas das crianças e adolescentes, traz permanentemente em suas crenças, a necessidade de a sociedade se conscientizar do ECA, a fim de garantir a consolidação do mesmo. Algo muito arraigado em sua fala e presente em suas ações no cotidiano, é a busca da politização das pessoas, somos todos cidadãos, precisamos reconhecer nossos direitos, é necessário a criticidade da criança e adolescente, falar de política, participação e garantir seus direitos.
Admiro por demais a militância de meu irmão, que hoje vê a Escola como espaço de debate, convite do jovem à essa conscientização e luta pela garantia de seus direitos. Sua participação na criação do FOCA, e a luta permanente pelos direitos e causas das crianças e adolescentes, será o maior legado a ser deixado para esta sociedade frágil e que necessita de pessoas que são esta referência de luta e de justiça.
Ah, que demais, uma grande honra termos a oportunidade de gravar com o Chicão!
Bom dia Ana,
Não sei se vai se recordar de mim, eu sou o Enio e participo como voluntário em atletismo para pessoas com deficiência visual. Gostei muito do que seu irmão está fazendo. Gostaria muito de me encontrar com vocês., caso vocês queiram, gostaria de ajudar, pois sua família me ajudou muito. Espero que ainda haja tempo para contribuir. Fique com Deus. [email protected]