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Por uma escola livre de violências

24 de outubro de 2017

Por uma escola livre de violências

As notícias recentemente veiculadas sobre agressões de alunos a professores em escolas têm uma forte vertente sensacionalista e um viés um tanto superficial, ouvindo basicamente a perspectiva dos adultos (mesmo assim, não a de todos os envolvidos na comunidade escolar) e realçando prioritariamente a violência dos alunos contra os professores. Isso é um desserviço à educação, porque cria estigmas, simplifica a questão e induz à busca de soluções igualmente simplistas e, por isso, ineficientes. Na verdade, alimenta o problema. A violência na escola é uma questão muito séria e complexa e merece um olhar cuidadoso e responsável.

Se é verdade que a violência está na sociedade e não apenas na escola, que a reproduz, é verdade também que há violências produzidas no interior da própria escola. Muitas delas funcionam como prisões e lançam mão de formas autoritárias de “manter a disciplina”; baseadas mais nas interdições – no que é proibido – do que no investimento na formação de sujeitos capazes de praticar formas democráticas de convívio, as escolas produzem, assim, um contexto potencialmente violento.

Para esta discussão, é necessário olhar as muitas violências que ocorrem no cotidiano da escola: as institucionais, as interpessoais, as físicas, psicológicas, simbólicas… Todas geram uma pressão contínua e que pode causar explosões – maiores ou menores – em determinados momentos e situações. Não queremos, com isso, minimizar ou justificar a gravidade das agressões dos alunos. Pelo contrário. Esses fatos explicitam a situação extrema de hostilidade no ambiente escolar.

Adultos e estudantes são agentes e vítimas dessas violências. Preconceitos, discriminações, humilhações, desrespeito. Do ponto de vista dos alunos, algumas das violências mais sentidas – e permanentes – são o não atendimento de suas necessidades de aprendizagem e a falta de sentido do que se ensina e do que se aprende, que acabam funcionando como formas de submissão. Outra é a invisibilidade dos alunos gerada pela falta de escuta, de espaços de participação e de reconhecimento de suas demandas.

Ao mesmo tempo, os adultos da escola têm uma rotina puxada, atuam sem condições de trabalho adequadas, que garantam tempo e espaço para se dedicar à complexidade educacional, e nem sempre são autoridades legitimadas pelos alunos. Na prática, há uma tensão entre o desafio de ensinar conteúdos e o gerenciamento de indisciplinas dos alunos. E, assim, a escola não consegue cumprir sua função primordial de educar, pois ninguém aprende e ninguém educa em um ambiente inóspito.

A experiência do Projeto Respeitar é Preciso! mostra que, sem dar atenção às questões que perpassam o cotidiano escolar, o caldo de violências é continuamente engrossado por discriminações e preconceitos de todo tipo. Nessas condições, as relações internas da escola tornam-se tensas, desgastantes e pouco frutíferas.

A violência nas escolas, um tema difícil, precisa ser analisada com a seriedade necessária. A abordagem e o tratamento simplista dado pela mídia ao tema nos preocupam muito, pois, sem contextualização adequada, isso pode levar a conclusões enviesadas. Apontar, mais uma vez, os alunos como os culpados pela grave situação de violência nas escolas é injusto, perpetua o estigma e não encara o problema de frente.

Equipe do Respeitar é Preciso!
Texto publicado originalmente em 21/09/2017
http://vladimirherzog.org/somos-todos-responsaveis-pela-violencia-nas-escolas/

17 comentários

  1. joaquim em 25 de maio de 2018 às 16:05

    Gostei aprendi alguma coisa entrei neste sai-te para visita que tive que fase um resumo para o eslaide
    botei fé meimão]

  2. cazare busteni hoteluri em 9 de março de 2019 às 07:29

    Hi to every one, the contents present at this website are really
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    • Por Respeitar é Preciso! em 18 de março de 2019 às 12:41

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  3. Oração em 27 de março de 2019 às 10:57

    Ola. este é um grande recurso.

    • Por Respeitar é Preciso! em 9 de abril de 2019 às 10:24

      🙂

  4. Zefa em 22 de abril de 2019 às 19:27

    Muito útil!

    • Por Respeitar é Preciso! em 7 de maio de 2019 às 16:58

      que bom que gostou, Zefa!

  5. samella silva em 14 de maio de 2019 às 22:04

    muito bom, com certeza esclarecedor

    • Por Respeitar é Preciso! em 21 de maio de 2019 às 15:43

      Obrigada pelo comentário, Samella!

  6. Dayvid Apolinario Perazzo em 6 de abril de 2020 às 14:14

    fantastico para minha redação muito obrigado e respeito a alunos e provessores no cotidiano

    • Respeitar É Preciso! em 7 de abril de 2020 às 11:21

      Que bacana, Dayvid!

  7. Linda em 17 de agosto de 2020 às 15:37

    Extremamente importante a discussão sobre a Violência Escolar, e de onde ela parte. Achei muito interessante a colocação dos ´´dois lados da moeda´´ , da perspectiva dos educadores e da perspectiva dos alunos.

  8. JOSE CARLOS PINHEIRO SANTOS em 19 de maio de 2021 às 20:49

    muito bom, aprendi muito.

  9. Emanuela P F em 3 de novembro de 2022 às 17:22

    Muito útil , vou usar no meu trabalho da escola.

  10. rafaela em 6 de novembro de 2022 às 14:44

    obrigada pela ajuda,precisava fazer um trabalho de portugues sobre o tema e achei muito bom o site de vcs obda msm

  11. maria helena amorim soares da cruz em 18 de maio de 2023 às 14:43

    muito bom amei e tambem me ajudou muito para uma materia para o colegio como se foce uma redaçao sou do 6 ano c obg

  12. Valdeiz Coutinho em 26 de maio de 2023 às 10:06

    O texto nos dá uma outra visão da realidade existente no dia-a-dia das nossas escolas. Pois, tudo isso acontece diariamente e sucessivamente e muitas vezes percebemos, cometemos alguns destes, e não temos uma solução para mudar. Percebe-se, então que, diante do pequeno texto, tira-se um aprendizado para iniciar nossa mudança em relação à violência na escola.

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