Prêmio Internacional de EDH Óscar Arnulfo Romero recebe inscrições
20 de março de 2019
Espetáculo Patética, que retrata a história de Vlado, volta ao SESC Santo André
29 de março de 2019

Instituto Vladimir Herzog promove debate sobre a resistência na ditadura

Para celebrar a chegada de novos conteúdos ao portal Memórias da Ditadura, o Instituto Vladimir Herzog realiza o debate “As violências do Estado e as lutas da resistência”, que pretende se aprofundar sobre a história dos que lutaram pela democracia. O evento acontece na próxima segunda-feira, dia 25 de março, a partir das 19h, no Centro Universitário Maria Antônia (Rua Maria Antônia, 258 – São Paulo/SP).

O evento marca o lançamento de quatro novas áreas do portal Memórias da Ditadura: Reforma das perícias e Reparação Psíquica na parte sobre Violências do Estado e CNV e o movimento negro e CNV e periferias e favelas na parte sobre Identidades e Resistências.

Tais atualizações foram possibilitados pelo patrocínio da Caixa e são parte do projeto CNViva que traz conteúdos sobre os dispositivos de violência do Estado do passado e do presente a partir das recomendações da Comissão Nacional da Verdade (CNV) e como essas poderiam transformar tais violências; e também traz o reconhecimento e a Memória de grupo sociais que no passado e no presente lutam por direitos e contras opressões estruturais da sociedade brasileira.

No evento, os autores e autoras dos textos farão uma apresentação desses conteúdos novos do Portal dialogando com outras convidadas especiais e com o público.Participarão do debate conosco:
Glenda Mezarobba (conselheira do IVH e consultora da CNV);
Fábio Franco (LATESFIP/USP);
Flávia Rios (professora da UFF);
Pedro Obliziner (Margens Clínicas);
Lucas Pedretti (Colégio Brasileiro de Altos Estudos da UFRJ).

Sobre o portal Memórias da Ditadura
Lançado em 2014 pelo Instituto Vladimir Herzog, o portal Memórias da Ditadura se tornou uma referência e hoje é o maior acervo online sobre a história da ditadura militar no Brasil.

Um acordo de aperfeiçoamento do portal, firmado entre o IVH e a Caixa, vai fazer com que este repositório fique ainda maior, mais atualizado e com mais fácil acesso para todos que desejam conhecer um pouco mais da história do nosso país. Fiquem ligados!

Nosso presente também é fruto da nossa história! Para acessar todos os conteúdos do portal Memórias da Ditadura, acesse: http://memoriasdaditadura.org.br/

SERVIÇO
Debate: “As violências do Estado e as lutas da resistência”
Quando? 25/03, às 19h
Onde? Centro Universitário Maria Antonia (Rua Maria Antônia, 258 – São Paulo/SP)
Entrada livre

Quer usar o tema com estudantes? Uma das áreas do portal dá suporte para educadoras e educadores para o trabalho do tema em sala de aula.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *