2° Encontro na DRE Freguesia/Brasilândia 2018
1 de dezembro de 2018
2° Encontro
Data: 19/06/2018
Formadora: Ana Lúcia Catão e Neide Nogueira
Pauta:
– Atividade em grupo: perspectivas da Gestão democrática
– Síntese e socialização das discussões
Intervalo
– Retomada do percurso de 2017
– Democracia na escola – parceria com o IVH
– Avaliação + levantamento sobre como funcionam os canais de participação nas UE.
A retomada do percurso de 2017 foi muito boa, lembrando de cada encontro e do que foi tratado em cada um deles.
A atividade em grupo sobre perspectivas da Gestão democrática pôs em questão:
- O que entendemos com gestão democrática?
- Qual nossa realidade?
Algumas frases que saíram da socialização das discussões:
- Diferença entre gestão democrática “em construção” e gestão democrática “de verdade”. Nessa as pessoas fazem porque sabem que é melhor, não porque foi imposto. Não é só o gestor, é todo mundo.
- “Pedem receita pronta, sendo que o padeiro não sou eu”.
- “Gestão democrática vai além dos muros”.
- “Pessoas, além do gestor, precisam assumir compromisso”.
- “É preciso ser responsável por todos e não pelo ‘meu’ aluno”.
- “Todos precisam cuidar do espaço e das instâncias de participação”.
- “Mera votação não é democracia”.
- “As pessoas esperam um norte”.
- “Democracia exige humildade”.
- “É preciso construir com o aluno, mas também ser firme”.
- “Na democracia, tudo é passível de discussão?”
- “Vamos trabalhar datas comemorativas? Não cabe mais, precisa trabalhar com as famílias.”
- “Escola não atende aos pais. Não são só os pais que não querem, a escola não quer”.
Num segundo momento, a formadora pediu para que se juntassem em grupos e discutirem:
“O que posso fazer para contribuir para a democratização da escola?”
para assim pensar em uma ação ou conjunto de ações concretas para enfrentar uma situação concreta em que enxergam que reflete ausência de democracia.
A formadora notou um impressionante silêncio diante da tarefa. Ela retomou lembrando quantos obstáculos os educadores levantaram de manhã e que como eles mesmos disseram essa era uma tarefa de todos. Portanto eles agora precisariam pensar em algo concreto que cada um deles poderia fazer para contribuir para a democracia na escola. Precisariam se implicar nessa transformação.
Os grupos ficaram um tempo trabalhando e depois o compartilhamento foi muito rico. Acabaram pensando junto sobre a questão essencial da participação dos pais. Desenvolveram boas reflexões como “será que queremos mesmo que os pais participem?”.
*Confira a apresentação de slides da formadora.
*As avaliações do encontro feitas pelos educadores podem ser acessadas aqui.