Qual a relação da educação em direitos humanos e a comunidade escolar?
8 de maio de 2020
Alan Brum Pinheiro, coordenador de educação do projeto Usina de Valores no Rio de Janeiro e coordenador executivo do Instituto Raízes em Movimento, fala sobre a importância da transversalidade da educação em direitos humanos em diferentes contextos, inclusive na comunidade escolar.
Para Alan, o descolamento entre a realidade e algumas propostas educacionais é uma violação do reconhecimento de cada estudante como sujeito do processo histórico.
“Colocar a uma comunidade escolar e seus saberes produzidos, muito mais do que objeto histórico, mas que seja reconhecido como sujeitos de produção de conhecimento, e da sua própria história (…) eu acho que isso é também garantir determinados direitos humanos, que é o direito à vida, direito à sua participação no processo histórico de luta e de construção da sociedade”.
MEU NOME É EDVÂNIA PAULO, A EDUCAÇÃO CONTINUA ALÉM DO ESPAÇO ESCOLAR, OU SEJA, ELA É CONTÍNUA, ELA PODE SER LEVADA PARA FAMÍLIA, PARA COMUNIDADE, O DIREITO HUMANO TAMBÉM PODE E DEVE SER TRABALHADO NA ESCOLA, GARANTINDO ASSIM, A CONSTRUÇÃO DE UMA SOCIEDADE MAIS JUSTA.