‘Diversidade é a sentença’
7 de maio de 2018
“Diversidade é a sentença”
Foi pra diferenciar
Que Deus criou a diferença
Que irá nos aproximar
Intuir o que ele pensa
Se cada ser é só um
E cada um com sua crença
Tudo é raro, nada é comum
Diversidade é a sentença
A canção do cantor Lenine é porta de entrada para discussão a diversidade religiosa em nosso país, constuído por multiplas pluridades, apesar de ainda presenciar casos de intolerância e violência em torno da religão ou convicção.
A humanidade caminha
Atropelando os sinais
A história vai repetindo
Os erros que o homem traz
O mundo segue girando
Carente de amor e paz
Se cada cabeça é um mundo
Cada um é muito mais
DIVERSIDADE RELIGIOSA EM SP
Em São Paulo, uma pesquisa divulgada em abril deste ano pela Rede Nossa São Paulo em parceria com o Ibope, se debruçou sobre os hábitos culturais dos paulistanos, porém, além dessa radiografia, apresentou dados sobre a diversidade religiosa dos entrevistados.
De acordo com o estudo, 44% dos entrevistados afirmam ser católicos; 22% evangélicos/protestantes; também 22% disseram ser ateus/sem religião; enquanto 12% declararam “outros”.
ATIVIDADE
Tendo como fio condutor os dados do estudo, a letra da canção da Lenine e o vídeo contendo a música como pano de fundo (confira logo abaixo) educadores e interessados no tema diversidade religiosa podem utilizá-los como recursos didáticos. Abaixo, um breve guia com possíveis questões norteadoras para trabalhar em sala de aula:
* Introduzir a reflexão sobre a diversidade religiosa brasileira;
* Definir o conceito e a importância da diversidade em geral;
* Reconhecer as dimensões das diferenças;
* Compreender as barreiras para aceitação.
CONFIRA TAMBÉM o Caderno”Diversidade e Discriminação“, que apresenta os tópicos: a Desigualdade, discriminação e Direitos Humanos; a Educação em Direitos Humanos e discriminação na escola; e a Atuação no cotidiano da escola.
ASSISTA AO VÍDEO DIVERSIDADE RELIGIOSA NO BRASIL: