Artigo

No ritmo do carnaval, direito à cidade

13 de fevereiro de 2017 |

Nossa educadora Celinha Nascimento nos convida a refletir sobre esta importante questão que, agora, em tempos de carnaval se faz ainda mais urgente, com um excelente texto. Não deixe de ler!
Carnaval, virada cultural, pichações, grafites… temas que foram amplamente discutidos pelos paulistanos nos últimos tempos. Afinal, de quem é a cidade? Qual a história que está por trás desta problemática, e o que não podemos deixar de saber para lutar pelos nosso direitos de cidadãos?

Cartilha GRISUL Ubuntu conhecendo a África

8 de fevereiro de 2017 |

Ubuntu: conhecendo a África …Uma primeira aproximação para despertar a curiosidade de conhecer essa mistura de culturas e povos. Começamos…

Fundamentos para uma educação inclusiva

9 de janeiro de 2017 |

Artigo publicado na revista Psicologia da Educação, editada pela PUC-SP, nº 13, 2º sem. 2001, pp. 29-51.   FUNDAMENTOS PARA UMA…

Educação para a democracia – Maria Victoria Benevides

30 de novembro de 2016 |

No campo amplo e generoso da Sociologia da Educação, a variedade de interesses e intervenções cresce paralela à velocidade e…

Igualdade, desigualdade e diferenças: o que é uma escola justa?

30 de novembro de 2016 |

Neste artigo apresentamos os resultados de uma pesquisa que teve por título Direitos humanos, justiça e violência: percepções sobre a…

Educação e Direitos Humanos, currículo e estratégias – Vera Maria Candau

30 de novembro de 2016 |

A preocupação com a educação em Direitos Humanos vem se afirmando cada vez com maior força no Brasil, tanto no…

Indisciplina, violência e o desafio dos Direitos Humanos nas escolas

28 de novembro de 2016 |

Um dos preconceitos mais arraigados em nossa sociedade é o de que “o povo brasileiro é pacífico e não violento…

Educação em Direitos Humanos: de que se trata?

7 de novembro de 2016 |

por Maria Victoria Benevides A Educação em Direitos Humanos parte de três pontos essenciais: primeiro, é uma educação de natureza…