2a edicao_revista_ReP! (3)

Revista Respeitar! 2º edição resume pesquisa sobre saúde emocional na escola

6 de março de 2025

Ação-piloto do Respeitar é Preciso!, sintetizada na publicação, relaciona saúde emocional a convivência escolar, apontando caminhos educacionais possíveis

O projeto Respeitar é Preciso!, realizado pela parceria entre Instituto Vladimir Herzog e Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, publica mais uma edição de sua revista, desta vez trazendo um resumo da primeira etapa da ação-piloto “Acolhimento e saúde emocional na perspectiva da educação em direitos humanos”. Leia ou baixe a seguir!

Com a síntese dos resultados preliminares da ação, verificados entre 2022 e 2023, é possível vislumbrar caminhos educacionais para abordagem da saúde emocional no ambiente escolar. 

A ação — que segue em expansão para toda a Rede Municipal, no âmbito do projeto Respeitar é Preciso! — trata-se de uma investigação coletiva do que cabe à escola em relação à questão do sofrimento, sendo ela uma instituição educativa e não de saúde. Acontece a partir de grupos de trabalho compostos pela gestão de Unidades Educacionais distintas e equipes técnicas das DREs e da SME, contando com escutas aprofundadas de diferentes atores da comunidade escolar: docentes, equipes de apoio, estudantes e suas famílias. 

A revista traz resumos das escutas dos diferentes atores da comunidade sobre sofrimento no ambiente escolar e suas causas. Por um lado, há um distanciamento entre as percepções de cada grupo. Por outro, todos parecem ansiar por mais acolhimento. De acordo com os resultados da ação, “cabem soluções pedagógicas” para que a escola se efetive como espaço capaz de “vincular sujeitos e produzir pertencimento, o que é essencial para que o processo educativo de fato ocorra”.

Leia a revista completa: 

Baixe ou imprima a revista:

Veja também:
Revista Respeitar! – 1ª edição

2 comentários

  1. Maria eliane Felipe de Brito em 13 de abril de 2025 às 13:33

    Essa pesquisa e interessante pois ela vem revelar o quanto pesquisa precisa ser feita pra mostra a sociedade saúde das pessoas que trabalham e estudar suas emoções respeito leva as pessoas a viverem de forma livre

Deixe um Comentário