10-podcasts-sobre-educacao-respeitar-e-preciso

Para ouvir e aprender: conheça 10 podcasts sobre educação (e cultura) para seguir

24 de maio de 2019

Nos anos 50, quando a TV chegou no Brasil trazida pelo jornalista Assis Chateaubriand, houve quem dissesse que seria o fim da “Era do Rádio”. Hoje, quase 80 anos depois, o que vemos é um fenômeno inverso e curioso: muita gente preterindo a TV analógica e consumindo informação e entretenimento via podcasts – o “rádio digital” que produz conteúdo sob demanda.

Recentemente, durante um evento da Revista Piauí e CBN, o Ibope revelou uma pesquisa sobre o mapeamento da podosfera brasileira. Por aqui, cerca de 40% dos 120 milhões de internautas brasileiros, o equivalente a 50 milhões de usuários, já escutaram um programa de áudio. O número de usuários fiéis, que ouvem podcast diariamente, beira os 16 milhões de internautas – 19% do total de usuários da internet. 

Pensando na facilidade de ouvir conteúdo de qualidade a qualquer hora e lugar, incluindo o celular, listamos 10 podcasts sobre educação para ouvir e seguir, que vão complementar e ampliar o conhecimento em diferentes áreas do saber:

Como Começar

Podcast do Nexo Jornal que aborda diferentes temas, sempre sob o ponto de quem quer dar os primeiros passos sobre um assunto – por exemplo, “Como começar a ler Caio Fernando Abreu” ou “Como começar a ver Eduardo Coutinho”.


Instituto Net Claro Embratel

O Instituto Net Claro Embratel produz conteúdos de diferentes áreas da Educação, tanto para ser usado em sala de aula quanto para educadores ou interessados em geral que querem se aprofundar sobre a temática.


Nova Escola

Série de programas produzidos pela equipe de Nova Escola e Gestão Escolar, oferece um catálogo rico para quem quer ampliar o olhar da sala de aula.


Caixa de História

Se você gosta de literatura, não deixe de acompanhar este podcast literário, que apresenta e instiga leitores a conhecer diferentes obras – novas ou clássicos.


Ih, Rita

Podcast da jornalista Rita Lisauskas, que aborda diferentes temas da atualidade, sempre com a presença de especialistas da área.


Anticast

Os episódios, que na verdade são deliciosos bate-papos, passeiam por temas como História, Filosofia e Cultura:


Naruhodo!

Em tradução livre, a palavra Naruhodo significa algo como “Eu entendo” ou “Pois é”, e o nome dialoga com a ideia desse podcast que fala sobre ciências e senso comum.


Jornal da USP

O canal oferece áudios no formato ‘pílulas’ (de curta duração) de notícias e conteúdo de pesquisas da Universidade de São Paulo.


Politize!

Podcasts semanais (sempre às segundas-feiras) ensinam, de forma didática, sobre política e seus desdobramentos.


Escriba café

Este podcast nos leva a uma a verdadeiras viagens históricas sobre diferentes temas e com uma edição de som inspiradora!

Deixe um Comentário