24 de julho de 2019
A partir do dia 14 de agosto quem passar pelo Itaú Cultural na Avenida Paulista poderá conhecer a vida e a obra do jornalista Vladimir Herzog, morto em 1975 pela Ditadura Civil Militar (1964-1985). Realizada em parceria com o Instituto Vladimir Herzog, a Ocupação Vladimir Herzog terá visitas educativas em português, inglês e espanhol, além de visitas em Libras (língua brasileira de sinais).
A Ocupação faz um relato da vida de Vlado através de fotografias, reportagens e depoimentos, além de mostrar um lado pouco conhecido: as realizações audiovisuais do jornalista, que teve o sonho de ser cineasta brutalmente interrompido aos 38 anos.
Vlado chegou a ter uma breve carreira pela sétima arte: dirigiu um curta-metragem em 1963 chamado Marimbás, resultado de um curso de cinema com Arne Sucksdorf (o curta foi considerado a primeira fita brasileira a utilizar som direto) e realizou a gerência de produção do curta-metragem Subterrâneos do Futebol (1965), do amigo Maurice Capovilla. Ele também fez o início do roteiro do filme Doramundo – que só viria a ser filmado depois de sua morte por João Batista de Andrade.
Sobre as Visitas Educativas
As Visitas Acessíveis em Libras acontecem nos dias 17 e 18 de agosto, das 11h às 18h.
As Visitas Educativas do Ocupação Vladimir Herzog em português, inglês ou espanhol serão realizadas de terça a domingo, conforme demanda do público, com duração aproximada de 60 minutos.
Se você quiser agendar uma Visita Educativa para sua escola, ligue para 11 2168-1876, de terça a sexta, das 9h às 20h. Entidades públicas ou sem fins lucrativos da cidade de São Paulo contam com serviço gratuito de ônibus.
Serviço:
Ocupação Vladimir Herzog
Itaú Cultural (Av. Paulista, 149
De 14 de agosto a 20 de outubro
terça a sexta das 9h às 20h [permanência até as 20h30]
sábado, domingo e feriado das 11h às 20h
Entrada gratuita