observa primeira infancia

OBSERVA – plataforma traz dados inéditos sobre a Primeira Infância para os 5.570 municípios brasileiros

 A RNPI — Rede Nacional Primeira Infância e a ANDI – Comunicação e Direitos promovem o lançamento, no dia 8 de outubro, da plataforma OBSERVA – Observatório do Marco Legal da Primeira Infância — uma ferramenta inovadora para o monitoramento das políticas públicas para as crianças de 0 a 6 anos no Brasil.

A plataforma está estruturada em três eixos: 1) Indicadores; 2) Planos pela Primeira Infância; e 3) Biblioteca. Esses eixos foram pensados para auxiliar gestores públicos e outros atores envolvidos no ciclo de formulação e implementação de políticas públicas para primeira infância, incluindo sociedade civil.

O OBSERVA é resultado dos esforços da RNPI em aliança com a Fundação Bernard van Leer e com o patrocínio da Petrobras, no âmbito do projeto Primeira Infância é Prioridade — cujo objetivo é promover a capacitação de gestores públicos, jornalistas e atores da sociedade civil, visando a promoção dos direitos das crianças nessa faixa etária.

A plataforma disponibiliza um conjunto de 44 indicadores sobre a primeira infância no Brasil, sendo que cada indicador permitirá visualizar séries históricas (de 2016 ao ano mais recente), comparações entre entes federativos (em nível nacional, regional, estadual e municipal) e desagregações por aspectos socioeconômicos.

Os indicadores do Observa para a área de Assistência Social apontam, por exemplo, como a desigualdade social no país atinge a primeira infância.

47,6% das crianças de 0 a 5 anos no Brasil vivem em situação domiciliar de pobreza

Dados do PNAD de 2019, apontam que 47,6% das crianças brasileiras de 0 a 5 anos vivem em situação domiciliar de pobreza, sendo que as regiões Norte e Nordeste possuem as taxas mais elevadas (65,9% e 69,2%, respectivamente).

O OBSERVA – Observatório do Marco Legal da Primeira Infância é uma iniciativa da Rede Nacional Primeira Infância (RNPI) e da ANDI – Comunicação e Direitos, entidade que desempenha a função de secretaria executiva da rede para o período 2018-2021.

Formada em 2007, a RNPI é a principal articulação de alcance nacional a ter como missão o fomento de políticas públicas voltadas à garantia dos direitos das crianças de 0 a 6 anos de idade. Sua composição é democrática e plural, acolhendo hoje mais de 200 instituições de diferentes dimensões e perfis.

Por sua vez, a ANDI é uma organização da sociedade civil que desde 1993 vem articulando ações inovadoras no campo da mídia para o desenvolvimento.

O OBSERVA conta com o patrocínio da Petrobras, no âmbito do projeto Primeira Infância é Prioridade que visa incidir sobre os processos de formulação e implementação das políticas públicas voltadas à primeira infância por meio da mobilização social, da construção de conhecimento e de estratégias de comunicação.

Serviço

Lançamento OBSERVA – Observatório do Marco Legal da Primeira Infância
Data: 08 de outubro (quinta-feira)
Horário: 10h30
Canais ANDI
YouTube: http://bit.ly/webinarioobserva
Facebook: http://bit.ly/webinarioobserva_fb2

1 comentário

  1. Maria Madalena Ferreira Sousa em 22 de maio de 2022 às 19:31

    Boa noite ,achei de total relevância os temos abordados neste portal.

Deixe um Comentário