Simanca / jornal A Tarde (2011)

“O Pai Nosso é uma oração universal?”

8 de junho de 2018

Em maio do ano passado, a revista Nova Escola publicou a matéria de capa “Entre a cruz e a sala de aula”, sobre a relação entre religião e ensino no Brasil. Durante aquele mês, a redação da revista recebeu questões e depoimentos de educadores sobre como cada um lida com a fé em sala de aula.

Uma das questões, colocada por uma professora, era se o “Pai Nosso” não seria uma oração universal, assim podendo ser utilizada livremente na escola sem ferir a fé de ninguém. Em resposta a esta e a outras dúvidas, o site da Nova Escola publicou um post muito esclarecedor, atentando para a necessidade de um olhar para a diversidade (inclusive dentro da matriz cristã) e a partir dela perceber ou não o que seria “universal”.

“Por mais que o Pai Nosso seja rezado pela maioria das pessoas da escola, se uma única pessoa segue uma religião de matriz diferente da cristã, os atos de fé, apesar de serem bem-intencionados, podem acabar causando constrangimentos.”

Acesse o texto na íntegra.

***

SAIBA MAIS:

  • A matéria “Entre a cruz e a sala de aula”, que originou a postagem referida acima, pode ser lida aqui.
  • Há grupos e organizações da sociedade civil que se dedicam a debater a relação entre Estado laico e ensino. Uma delas é o Observatório da Laicidade na Educação. Seu portal reúne conteúdos importantes sobre o próprio significado de “laicidade”, entre outros materiais.
Veja os outros posts da Campanha Diversidade Religiosa clicando aqui.

2 comentários

  1. Stephania em 2 de abril de 2019 às 07:32

    It works really well for me

    • Por Respeitar é Preciso! em 17 de abril de 2019 às 18:32

      Good to know! 🙂

Deixe um Comentário