[REP] TA072023 THUMB DIVULGACAO CURSO EDH 202403 (3)

Formação em EDH propõe reflexão sobre questões sociais no cotidiano escolar

Formação sobre Educação em Direitos Humanos (EDH) na atualidade integra calendário do projeto Respeitar é Preciso!, realizado pela parceria entre Instituto Vladimir Herzog e Secretaria Municipal de Educação de São Paulo

.

Como uma instituição de ensino nunca é espaço apartado da sociedade, questões sociais encontram-se e emergem no ambiente escolar o tempo todo. Pensando nisso, o projeto Respeitar é Preciso!, realizado pela parceria entre Instituto Vladimir Herzog e Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, oferece para profissionais da Rede Municipal de Ensino a formação Educação em Direitos Humanos na atualidade: interfaces entre educação e sociedade. 

O percurso reflexivo e conceitual, com suporte teórico e sempre amparado nas experiências das Unidades Educacionais, convida educadoras e educadores a voltarem o olhar para o cotidiano escolar levando em conta as realidades diversas e desiguais dos territórios onde as unidades educacionais estão inseridas. 

Serão abordados conteúdos a partir dos desafios que se colocam para profissionais da educação, como as violências psíquicas, de raça e de gênero. Assim, estão presentes no curso temas atuais como educação midiática, racismo ambiental, saúde emocional, violência e escola, entre outros. 

A formação híbrida conta com um encontro presencial em abril e cinco aulas virtuais assíncronas ao longo do ano. É voltada para educadoras e educadores das Unidades Educacionais, considerando que são educadores/as todas as pessoas adultas atuantes no ambiente educacional: professoras e professores, equipes gestoras, equipes de apoio. 

.

.

Para participar, é necessário preencher o formulário de inscrição acima e aguardar contato da Diretoria Regional de Educação (DRE) de referência, responsável pelo deferimento.
Serão oferecidas 650 vagas.
Para mais informações, ver Comunicado n°370/2024 no Diário Oficial de São Paulo

.

Convívio escolar como contexto de aprendizados

.

Na perspectiva da educação em direitos humanos (EDH), o convívio escolar é contexto para aprendizados e vivências importantes de valores democráticos e de direitos humanos. Na escola, afinal, aprende-se a conviver com diferenças, a participar, a reconhecer a si e aos demais como sujeitos de direito. 

Muito além de um trabalho conceitual sobre direitos ou abertura de espaços específicos de participação, o Respeitar é Preciso! propõe o enraizamento da cultura de EDH no ambiente escolar, para que seja incorporada, de modo intrínseco, ao cotidiano. 

“O Respeitar é Preciso! vem investindo em avançar na metodologia de formação que toma a EDH como uma educação em valores que se efetiva na vida cotidiana das escolas e na necessidade de transformá-la pela adoção do respeito mútuo como princípio”,

Crislei Custódio
Coordenadora educacional de Educação em Direitos Humanos do Instituto Vladimir Herzog. 

Essa abordagem, completa Custódio, favorece a construção de uma cultura de respeito e diálogo, essencial à mediação de conflitos e, mais que isso, à prevenção das violências. Está em consonância com os três conceitos orientadores do Currículo da Cidade – educação integral, equidade e educação inclusiva -, bem como com os objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) previstos  na agenda 2030, em especial ao ODS 4, que prevê assegurar a educação inclusiva e equitativa de qualidade. 

Ação formativa
Educação em Direitos Humanos na atualidade:
Interfaces entre educação e sociedade

QUANDO: 20/04 a 29/10/2024
FORMATO: 1 encontro presencial e 5 aulas online assíncronas
PARA QUEM: Educadoras/es da Rede Municipal de Ensino de São Paulo (professores e professoras, equipes de apoio, equipes gestoras)
COMO: Preencher o formulário de inscrição e aguardar contato da Diretoria Regional de Educação (DRE) de referência, responsável pelo deferimento

Deixe um Comentário