dada lider comunitaria em frente a placa da escola quilombola

Comunidade de São Lourenço tem programação especial no Dia da Consciência Negra

Distrito de Goiana, na região metropolitana de Recife (PE), São Lourenço comemora o Dia da Consciência Negra nesta quarta-feira (20). Organizada pela escola quilombola Municipal Adélia Carneiro Pedrosa, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e o Sesc, a festa terá atividades artísticas como Cordel, Capoeira, Rap, Maculelê e Maracatu, garantindo espaço para a apresentação de crianças quilombolas. 

Fazer da festa um espaço plural é importante para Gedália Venceslau, conhecida como Dadá, líder comunitária quilombola de São Lourenço e uma das responsáveis pela organização da festa. “Sozinho nós somos fracos. Juntos nós somos mais fortes. E, unidos, de mãos dadas, grandes transformações no nosso direito nós poderemos fazer”, diz. 

Dadá, líder comunitária do distrito de São Lourenço, em Goiana, em frente à placa de auto-reconhecimento da Escola Municipal Adélia Carneiro Pedrosa como escola quilombola.

Por isso, a programação conta com a participação de outras unidades escolares, como a Escola IV Centenário, Manuel Cezar e Costa e Silva. O dia começará com uma missa solene na Matriz de São Lourenço. Já ao meio-dia tem União dos Terreiros de Goiana. E às 15h30 o destaque é a apresentação do grupo da 3a. idade Pontas de Pedra.

A festa também será um espaço de reconhecimento local: haverá a homenagem à D. Zilda (foto abaixo) e à D. Amália, primeira professora e primeira diretora, respectivamente, da escola Adélia Carneiro Pedrosa.

D. Zilda, a primeira professora da escola municipal Adélia Carneiro Pedrosa,
homenageada neste Dia da Consciência Negra

Para ver a programação completa do Dia da Consciência Negra de São Lourenço, acesse o Portal da Prefeitura de Goiana

Deixe um Comentário