respeitar-thumb-site (7)

A importância da Educação em Direitos Humanos no enfrentamento à violência contra escolas

16 de abril de 2023

Como combater os ataques contra escolas? A sociedade brasileira e especialmente as comunidades escolares têm se feito esta pergunta após situações de violência contra escolas entre março e abril de 2023. Para abordar a complexidade do tema, suas possíveis causas e caminhos de enfrentamento, o coordenador de Educação em Direitos Humanos do Instituto Vladimir Herzog, Hamilton Harley, esteve na Rádio Brasil Atual no dia 6 de abril.

Clique na imagem para assistir a entrevista na íntegra:

Para Harley, o fenômeno complexo possui diversas causas, entre elas o crescimento dos discursos de ódio e do extremismo de direita, a tentativa sistemática de censura e acusação às escolas e ao professorado.

Como formas de combater este contexto, Harley acredita na importância de retomada do Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos, como forma de convocar toda a sociedade ao enfrentamento da escalada da violência, do extremismo e discursos de ódio. O doutor em Educação defende que, neste momento, a sociedade, o poder público, educadores, estudantes e famílias possam se unir pela valorização da escola, dos valores democráticos e de direitos humanos.

Deixe um Comentário