“Maioria dos brasileiros afirma que escola inclusiva melhora educação”, diz jornal
19 de novembro de 2019
Uma matéria publicada pelo jornal Folha de S. Paulo nesta terça-feira (15), do jornalista Jair Marques, aponta que 86% dos brasileiros acreditam que “as escolas ficam melhores quando incluem alunos com deficiência”. A conclusão faz parte da pesquisa nacional do Datafolha, encomendada pelo Instituto Alana, e foi realizada com 2.074 pessoas de 130 municípios.
O levantamento, que aconteceu entre os dias 10 e 15 de julho deste ano, ocorreu após uma década da adesão do Brasil à convenção mundial da ONU pelos direitos das pessoas com deficiência. Um dos pontos da convenção é justamente o direito ao estudo sem segregação, abolindo a proposta de “salas especiais”.
Ainda segundo a pesquisa, “76% dos entrevistados “acham que a criança com deficiência aprende mais ao lado de crianças sem deficiência” e 68% que se disseram contrários à afirmação de que “a criança com deficiência em sala atrasa o aprendizado das sem deficiência””, segundo o jornal.
Embora o resultado seja positivo, a matéria traz dados sobre a resistência que esse modelo enfrenta, seja de organizações ou familiares, além de salientar projetos de lei que buscam exceções ou “aperfeiçoamentos” (medidas que tratam da abertura de salas especiais).
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FOTO: A organização Turma do Jilo, de SP, criou um modo de intervenção em escolas que ajuda a comunidade escolar a incluir de maneira mais natural e efetiva alunos com deficiência, negros, lbgts entre outros. Na foto, Tauani Donizetti Barbosa, que tem surdez severa, faz prova com professora que usa Libras, a língua brasileira de sinais – 20.set.2019 – Marlene Bergamo/Folhapress