2° Encontro na DRE Capela do Socorro 2018
28 de junho de 2018
2° Encontro
Data: 24/05/2018
Formadora: Celinha Nascimento
Pauta:
– Mapeamento
O objetivo deste encontro era trabalhar a atividade de Mapeamento com o grupo, para que os educadores possam se preparar para realizá-lo em suas Unidades Escolares. Alguns presentes lembraram já ter trabalhado com a ativdade em 2017. Dos 5 campos de análise que o mapeamento abarca, a formadora apresentou exemplos de levantamentos sobre as redes de relações no espaço escolar produzidos em 2015, para que o grupo debatesse os resultados.
Alguns pontos sobre a rede de relações chamaram mais atenção e mereceram maior tempo de discussão:
- Horários coletivos;
- Entendimento do que seja “relações com os alunos e comunidade”;
- Diferença entre as opiniões de uma mesma unidade escolar;
- Dificuldade do consenso.
A formadora insistiu na questão da relação de confiança para se chegar a um bom resultado no mapeamento. Questionou se as pessoas confiam em seus pares para falar, ser escutado, ser compreendido.
Impressiona o número grande de pessoas que afirmam não serem nunca escutadas ou que sua opinião é divergente e preferem se calar diante das adversidades.
Passando para a prática, o grupo identificou os problemas que se apresentam na rede de relações em suas UEs, compondo coletivamente o quadro a seguir:
O QUE VAI BEM |
O QUE VAI MAL |
O QUE PRECISA MUDAR |
A frequência dos funcionários
Assiduidade Existe cordialidade |
A manutenção dos espaços de brincar e materiais
Distanciamento entre a gestão da U.E. e os professores A organização do espaço das secretaria e sala de professores é pensada de uma forma que separa (segrega). Não há plantas, não há cores, equipamentos quebrados, o ambiente não é humanizador |
Humanizar os ambientes |
Cooperação entre a equipe
|
Abordagens dos pais quando estão insatisfeitos | Criar meios para fortalecer os vínculos entre a escola e a família |
Reformas nas unidades
Bom espaço físico Quadro de funcionários completo Assiduidade |
Pais/Comunidade: enfrentamento e desrespeito com professores
Não há compartilhamento com o grupo – troca de experiências, distanciamento |
Gestão ter mais afinidade entre seus pares e segurança para desenvolver autonomia como equipe
Clareza de informação com a comunidade, postura |
União entre os professores
Troca de experiências e vivências entre os professores |
Divisão nas relações entre o quadro de apoio
Manutenção da escola |
Melhorar a comunicação (diálogo, transparência) |
A comunicação entre a gestão e o grupo docente
Gestão democrática Cooperação entre o grupo (eventos) |
Relação entre professores e alunos
Comunicação entre equipe docente, comunidade e gestão Conscientizar a equipe terceirizada |
A comunicação
Se colocar no lugar do outro O trabalho pedagógico (parceria) Comunicação Trazer os pais para debater melhorias nas U.E.s |
A comunicação entre funcionários e gestão
Limpeza da U.E. Os funcionários das terceirizadas mantém um bom convívio com os demais funcionários. Troca de experiências entre professores do mesmo ciclo |
Relação, acolhimento dos professores e do estudante | Criar um canal de comunicação entre a comunidade escolar
Vínculo do professor do Fund. II com os estudantes |
Planejamento e organização e uso de diversas linguagens para comunicação, via e-mail e grupos de whatsapp, informações via oral através da coordenação
Respeito do aluno e do pai, parceria com a família e com a coordenação e a gestão da unidade Estudo do JEIF “Currículo da Cidade” |
Problema pessoal interfere no seu trabalho profissional | EMEF – maior envolvimento de funcionários na dinâmica escolar
CEI – todos trabalham juntos |
Pelo resultado, a formadora verificou que os grupos não levaram em consideração uma situação específica conforme indicava a consigna. Acabou-se tendo um panorama geral, que é um olhar bastante abrangente sobre as escolas e os desafios da EDH. Este trabalho será retomado e há que se indicar porque, apesar de ter sido um bom exercício de escuta uns dos outros, ele precisa ser refeito em suas unidades e ser mais específico. Houve pouco tempo para socializar os resultados e foram apenas comentadas as questões que envolvem dificuldades de comunicação, mais do que as relações propriamente ditas.
A equipe da DRE encerrou o encontro pedindo mais uma vez que os educadores digam o que querem fazer e enviem suas experiências exitosas, lembrando a frase dita pelo procurador Maurício Tonin durante o 1º Grande Encontro das CMCs:
“A Mediação é um caminho sem volta”
Ao fim, os educadores avaliaram o encontro. Confira a tabulação aqui.