butanta-600_x_350_post_geral_DREs

3° Encontro na DRE Butantã 2018

1 de dezembro de 2018

3° Encontro

Data: 28/09/2018
Formadora: Ana Lúcia Catão
Pauta:
– Diálogo e escuta

Os presentes receberam para leitura conjunta uma cópia do texto de apoio Cuidados para abrir espaços de diálogo (págs. 52 a 63 do material impresso Respeito na Escola – Orientações Gerais).

A formadora também apresentou um vídeo de palestra do psicólogo Arnaldo Bassoli, com o mesmo tema:

Em seguida, foi proposta uma atividade partindo do seguinte caso apresentado:

Joana, 10 anos, foi procurar a Comissão de Mediação de Conflitos da escola porque vinha sentindo que estava sendo muito zoada pela turma dela.

Em conversa com duas educadoras da CMC, Joana contou que quando fazia perguntas, várias crianças se punham a dar risada e ela tinha dificuldade em fazer grupos para trabalhar; sempre sobrava e acabava tendo que fazer grupo com quem a professora indicava. Contou também que no recreio brincava com as crianças da turma B, com quem já tinha amizade. Perguntada sobre como achava que sua situação poderia melhorar, Joana disse que gostaria de mudar de sala e passar a assistir aula na turma B.

As educadoras, felizes com a conversa e com a confiança depositada por Joana, concluiram que essa era mesmo uma boa solução e foram falar com a gestão a respeito.

A gestão colocou a questão para o grupo de professores e encontrou muita resistência; a maioria achava que não tinham cabimento atender a esse pedido porque, dali a pouco, todas as crianças com algum desentendimento na sala iam querer mudar de turma.

Mesmo com essa resistência, a gestora acolheu a sugestão da CMC e Joana mudou de turma. Joana, agora, está feliz na nova turma e nenhuma outra criança resolveu fazer pedido semelhante.

1. Discutam a qualidade dessa escuta e dessa solução na perspectiva da EDH.

2. Discutam o papel da CMC num caso como esse na perspectiva da EDH.

***

Acesse a apresentação de slides da formadora.

A cópia do texto de apoio distribuído aos educadores pode ser obtida aqui.

Confira as avaliações do encontro feitas pelos presentes.

Deixe um Comentário