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1° Encontro na DRE São Miguel 2018

1° Encontro

Data: 27/04/2018
Formadora: Gunga Castro
Pauta:
– Retomada dos Encontros Anteriores e Percurso do Grupo
– “O que já sabemos sobre Plano de Ação”
– Discussão em plenária sobre Prioridades e Projetos anteriores
– Apresentação do Modelo de Fluxo para o Plano de Ação
– Exercício de elaboração de um Plano de Ação a partir de Mapeamentos reais (Atividade em Grupo)
– Discussão do texto: “Um processo de mudança no coletivo”
– Discussão coletiva: como transformar um projeto individual num projeto coletivo?

O objetivo deste primeiro encontro com a DRE São Miguel em 2018 foi trabalhar a compreensão da necessidade de um Plano de Ação em Educação em Direitos Humanos para a Escola, elaborado coletivamente.

Para abrir o dia a equipe da DRE exibiu os vídeos da série “Take the Bus” e o curta “O Farol da responsabilidade”, que abordam a importância do trabalho coletivo. Em seguida, a equipe deu início à conversa introdutória sobre o Plano de Ação, exibindo como um exemplo deste um vídeo recomendado pela formadora sobre o trabalho da professora Rosely Marchetti Honório e seu projeto “O migrante mora em minha casa”:

Após a exibição e conversa sobre o trabalho de Rosely, tomado como um exemplo de situação planejada a partir de um mapeamento, a formadora tomou a palavra e conduziu uma escuta dos relatos dos participantes, que compartilharam ações no sentido de resolver os conflitos constantes ocorridos nas escolas. Foi lembrado que muitas das ações relatadas poderiam ser fortalecidas para ser transformadas em Planos de Ação, com medidas como:

  • Ampliar as conversas para um número maior de alunos;
  • Fazer murais de comunicação;
  • Convocar os alunos todos a participar da organização e uso dos espaços da escola.

 

Após o intervalo, foi apresentado o modelo de fluxo do plano de ação (imagem abaixo) e encaminhada a última atividade: devolver às escolas os quadros de mapeamento construídos e enviados nas últimas reuniões, para, a partir deles, esboçar um plano de ação.

Página 100 do caderno "Respeito na Escola - Orientações Gerais"

Página 100 do caderno “Respeito na Escola – Orientações Gerais”

 

A equipe da DRE exibiu alguns mapeamentos já feitos em outras UEs (resguardando os nomes das escolas) para que todas pudessem fazer um exercício de construção de plano de ação a partir destes mapeamentos e assim participar da discussão posterior.

Passou-se à leitura do texto de apoio “Um processo de mudança no coletivo” (página 102 do Caderno Orientações Gerais), que foi feita em forma de jogral, contando com a participação de muitos educadores.

Foi combinado que os esboços dos planos seriam levados para as escolas, e no próximo encontro expostos os passos realizados e as questões que surgiram nas UEs.

Ao final, os educadores avaliaram o encontro. Confira a tabulação aqui.

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