13 de março de 2023
Três cursos estão programados para o primeiro semestre de 2023 pela parceria entre Instituto Vladimir Herzog e Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, no âmbito do projeto Respeitar é Preciso!. As formações propõem reflexões a partir do cotidiano escolar, visando subsidiar profissionais para atuar sob a ótica da Educação em Direitos Humanos.
Os desafios e possibilidades do convívio na escola têm centralidade nos cursos, que se ancoram na complexidade deste ambiente onde emergem muitas questões sociais e territoriais. Na perspectiva da Educação em Direitos Humanos, o ambiente escolar é, também por isso, espaço privilegiado para aprendizados e vivências em valores democráticos e de direitos humanos.
Por meio das formações, espera-se que educadores e educadoras possam trocar experiências, contando com suporte teórico, para construir reflexões, aguçar o olhar para situações cotidianas e, então, disseminar práticas de EDH em suas escolas.
Segundo Neide Nogueira, coordenadora de Educação Básica do Instituto Vladimir Herzog, a intenção das formações é fortalecer o respeito mútuo como cultura no ambiente escolar, por meio de práticas que alcancem a comunidade escolar inteira e perpassem todo o cotidiano: “O que discutimos é como a atitude do respeito mútuo pode se entranhar na vida da escola, de tal forma que todos possam se reconhecer e ser reconhecidos como sujeitos de direitos”.
A educadora explica que, para fazer valer essa igualdade, é importante primeiro observar onde estão as desigualdades e discriminações e, a partir daí, pensar em quais mudanças são necessárias na organização da escola. Os cursos do Vladimir Herzog, mediados por uma equipe de formadores e formadoras, convidam a este trajeto reflexivo.
Os cursos destinam-se a profissionais da Rede Municipal de Ensino de São Paulo e se articulam com instâncias de participação presentes na rede, como Grêmios Estudantis e Comissões de Mediação de Conflitos. Para se inscrever, cada profissional deve seguir o processo estipulado pela sua Diretoria Regional de Ensino.
Saiba mais sobre cada formação:
CURSO | Formação em Educação em Direitos Humanos para Comissões de Mediação de Conflitos
Quando: 13/03 a 07/07
Formato: 5 encontros presenciais de 5h
Para quem: Educadores/as da Rede Municipal (São Paulo) que integrem Comissão de Mediação de Conflitos
O que produz os conflitos cotidianos de uma escola? Sob a perspectiva da Educação em Direitos Humanos, sugere-se nesta formação uma nova lente para observar conflitos: um olhar capaz de identificar as questões de fundo nas situações, muitas vezes relacionadas com o território e a sociedade. Assim, os conflitos, inerentes às relações humanas, podem ser oportunidades para aprendizagem de valores democráticos e de direitos humanos. A proposta do curso é que educadores/as possam trocar experiências das Unidades Educacionais e refletir sobre as práticas adotadas.
Unidades temáticas:
Mapeamento do Respeito na Escola * Relações Étnico-Raciais na Escola * Questões de Gênero e Sexualidade * Direitos Humanos, Educação em Direitos e Mediação de Conflitos * Respeito Mútuo e Práticas Democráticas
CURSO | Democracia e Participação nas Escolas:
Possibilidades e Desafios dos Grêmios Estudantis
Quando: 17/04 a 01/06
Formato: 4 aulas online assíncronas e 2 encontros online síncronos
Para quem: Professores/as da Rede Municipal de Ensino de São Paulo orientadores/as de Grêmio Estudantil
Democracia se aprende (também) na escola. O curso, destinado a professoras e professores orientadores/as de Grêmios Estudantis, parte do entendimento de que faz parte do processo educacional e da formação cidadã aprender a se engajar, dialogar, escutar a si mesmo e aos demais – aprendizados potencializados com a presença de um grêmio. Vamos trocar experiências de diferentes Unidades Educacionais e refletir coletivamente sobre os desafios, possibilidades de mudança e aprendizados que a participação traz à Unidade Educacional.
Unidades temáticas:
Democracia se Aprende (também) na Escola * Canais de Participação na Gestão Democrática da Escola * Desafios e Possibilidades na Construção dos Grêmios Estudantis * Juventude e Participação* Respeito Mútuo
CURSO | Educação em Direitos Humanos e Questões Sociais Contemporâneas
Quando: 06/05 a 05/06
Formato: 1 encontro presencial e 5 aulas online assíncronas
Para quem: Educadores/as da Rede Municipal de Ensino de São Paulo
O curso se estrutura no princípio de que a Educação em Direitos Humanos necessita ser compreendida a partir das realidades diversas e desiguais dos territórios onde as Unidades Educacionais estão inseridas. Para isso, associa a realidade das Unidades Educacionais à fundamentação conceitual, buscando ampliar a compreensão para a Educação em Direitos Humanos em temas centrais no cotidiano escolar. Voltaremos o olhar para possíveis violências simbólicas, institucionais, físicas e psíquicas que podem se fazer presentes na escola. Também abordaremos a necessidade e as formas de se implementar o respeito mútuo e o respeito às diversidades, em especial as raciais e de gênero, como prática cotidiana.
Unidades temáticas:
O convívio escolar na perspectiva da EDH * Desigualdades Sociais e Marcadores Sociais da Diferença * O que o meio ambiente tem a ver com os Direitos Humanos? * Questões de gênero e infância* Direitos Humanos e Saúde Mental * Equidade, Inclusão e Políticas Públicas
Boa tarde,
Trabalho na Fundação CASA o gostaria muito de participar da formação ou ofertar palestra aos jovens em cumprimento de medida socioeducativa, como poderia fazer?