Relação Família e Escola

EDH - DESAFIOS DO CONTEXTO ATUAL

Essa palestra faz parte do material EDH – Desafios do contexto atual que o projeto Respeitar é Preciso!, do Instituto Vladimir Herzog, oferece às educadoras e educadores da Rede Municipal de Educação de Goiana.

A exposição sobre a relação família e escola, que é das questões mais delicadas e complexas, ao mesmo tempo que antiga, leva você a refletir sobre caminhos possíveis para que o chamamento sempre insistente de que a família participe da vida escolar de seus filhos aconteça na ótica da Educação em Direitos Humanos, assumindo a potência inerente às contradições dessa relação.

O tema é aqui abordado pelo professor Luís Fernando de Oliveira Saraiva em três dimensões: 1- A centralidade da família 2- Relações entre Estado e Família 3- Relação família e escola. Tal relação tem grande influência sobre a maior ou menor possibilidade de efetivação do direito dos estudantes à educação de qualidade, o que é, portanto, uma questão de Direitos Humanos.

O professor Luís Fernando é Psicólogo, Mestre em Psicologia Escolar e Doutor em Psicologia Social, ambos pelo Instituto de Psicologia da USP. Pós-doutor em Educação pela Faculdade de Educação da USP. Psicoterapeuta, desenvolve estudos e pesquisas sobre famílias em situação de vulnerabilidade social.

Sua fala certamente ajudará você a avançar na compreensão dessa questão e a criar práticas e a estabelecer relações pautadas em valores dos Direitos Humanos e da Democracia: dignidade, justiça, liberdade, igualdade, equidade, participação, respeito mútuo.

Bom trabalho.