Raça e Relações Étnico-Raciais

EDH - DESAFIOS DO CONTEXTO ATUAL

Esta palestra faz parte do material EDH – Desafios do contexto atual, do projeto Respeitar é Preciso!, do Instituto Vladimir Herzog, disponível às educadoras e educadores da Rede Municipal de Educação de Goiana!

Nessa exposição, intitulada Raça e Relações étnico-raciais: branquitudes e algumas questões, a questão do racismo estrutural é abordada pela professora Luciana Alves, pelo viés da branquitude como estrutura de poder e privilégios, assunto pouco explorado no contexto educacional brasileiro.

Trata-se de tornar visível a construção social do preconceito racial, desnaturalizando a condição social do branco, que goza de privilégios simbólicos, subjetivos e materiais e problematizando discursos e práticas que sustentam esse sistema de dominação. A professora aborda, entre outros temas: raça como conceito sociológico; branquitude; o que é educar para as relações étnico raciais; e aspectos relacionados à superação do racismo na escola.

A professora Luciana Alves é pedagoga e mestre em educação pela Universidade de São Paulo, atualmente cursa doutorado na Universidade Estadual de Campinas. Dedica-se à pesquisas sobre desigualdades raciais e educação, é diretora de escola pública e gestora de projetos no Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades – CEERT.

Sua fala certamente ajudará você a avançar na compreensão dessa questão e a criar práticas educativas pautadas em valores dos Direitos Humanos e da Democracia: dignidade, justiça, liberdade, igualdade, equidade, participação, respeito mútuo.

Bom trabalho.