Modos de Subjetivação e Marcadores Sociais de Diferença
EDH - DESAFIOS DO CONTEXTO ATUAL
13Esta palestra faz parte do material EDH – Desafios do contexto atual, do projeto Respeitar é Preciso!, do Instituto Vladimir Herzog, disponível às educadoras e educadores da Rede Municipal de Educação de Goiana!
Nesta exposição nomeia-se subjetivação, a grosso modo, ao processo de constituição do sujeito. Importantes intelectuais contemporâneos, como Michel Foucault e Alain Touraine, por exemplo, definiram diferentes modos de subjetivação, sempre centradas no sujeito. Na concepção foucaultiana, o sujeito “é o ser constituído em uma trama histórica”. Touraine afirma que o processo de subjetivação é “construção, por parte do indivíduo, de si mesmo como sujeito.”
Assim sendo, partindo de uma análise contemporânea acerca das tecnologias produtoras de desigualdade social, pretende-se oferecer uma perspectiva social e crítica para a compreensão do corpo e da diferença, fomentando a necessidade de se pensar pedagogias voltadas para o desenvolvimento de uma postura ética de não violência.
Nossa palestrante, Jacqueline Moraes Teixeira é doutora em Antropologia Social na Universidade de São Paulo (USP) onde também obteve o título de mestre. Possui graduação em Ciências Sociais (USP/2008) e graduação em Teologia (Universidade Presbiteriana Mackenzie/2012). É pesquisadora do Cebrap (Centro Brasileiro de Análise e Planejamento) realizando pesquisas na área de gênero, sexualidade e religião e do Numas (Núcleo dos Marcadores Sociais da Diferença) onde desenvolve pesquisas nas áreas de gênero, sexualidade e interseccionalidade. Também atua como pesquisadora visitante junto a Universidade de Otawa – CAN, numa internacional sobre o crescimento de regimes políticos conservadores e os riscos para os direitos humanos. Atualmente é professora substituta da área de Sociologia da Educação no Departamento de Filosofia da Educação e Ciências da Educação da Faculdade de Educação da USP (FE-USP) e realiza estágio de Pós Doutorado no PPGAS/USP.
Sua fala certamente ajudará você a avançar na compreensão dessa questão e a criar práticas educativas pautadas em valores dos Direitos Humanos e da Democracia: dignidade, justiça, liberdade, igualdade, equidade, participação, respeito mútuo.
Bom trabalho.