Gênero e Sexualidade: Transfobia e Educação em Direitos Humanos

EDH - DESAFIOS DO CONTEXTO ATUAL

Esta palestra faz parte do material EDH – Desafios do contexto atual, do projeto Respeitar é Preciso!, do Instituto Vladimir Herzog, disponível às educadoras e educadores da Rede Municipal de Educação de Goiana!

Nesta aula serão abordados conceitos relacionados a gênero, diversidade sexual, diversidade de gênero, LGBTfobia e seus atravessamentos no cotidiano escolar, de forma a possibilitar a construção de práticas inclusivas e de respeito às diferenças, enfrentando situações de humilhação.

Para tratar dessa temática tão importante, convidamos a professora Paula Beatriz de Souza Cruz, que é pedagoga, pós-graduada em Gestão Educacional pela UNICAMP/SP e pós-graduada em Docência no Ensino Superior pela Universidade Estácio de Sá. Diretora da Escola na EE Santa Rosa de Lima, no bairro periférico de Capão Redondo, situado na capital paulista, Paula foi a primeira dirigente escolar transexual do estado de São Paulo. Atua no magistério público há 31 anos e foi uma das condutoras pela mobilização em favor da inclusão de nome social de alunos (as) transexuais e travestis em listas de chamada e diários de classe. Em 2014, ganhou o 1º Prêmio “Telma Lipp” – categoria Educação no IX Encontro Sudeste de Travestis e Transexuais. Em 2016, ganhou o Prêmio “Claudia Wonder” na 4ª SPTransvisão – em comemoração ao Dia da Visibilidade Trans; e no mesmo ano, também foi laureada com o “Prêmio PapoMix da Diversidade – 5ª Edição” na categoria de “PERSONALIDADE TRANSEXUAL”. Em 2017, o Ministério da Educação, a Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, a 1ª Revista da ABRAPEE (Associação Brasileira de Profissionais e Especialistas em Educação) e a Revista UOL on-line publicaram matéria a reconhecendo como a 1ª Diretora Transexual da Rede Estadual de Ensino de São Paulo. Em 2019 foi homenageada na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo pela luta dos direitos da população LGBTQIA+ no Ato Solene do Orgulho LGBTQIA+ e honrada com o Prêmio Ruth de Souza em Homenagem à Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha.

A exposição da professora Paula, certamente, ajudará você a avançar na compreensão dessa questão e a criar práticas educativas pautadas em valores dos Direitos Humanos e da Democracia: dignidade, justiça, liberdade, igualdade, equidade, participação, respeito mútuo.

Bom trabalho.