Educação Inclusiva

EDH - DESAFIOS DO CONTEXTO ATUAL

Esta palestra faz parte do material EDH – Desafios do contexto atual, do projeto Respeitar é Preciso!, do Instituto Vladimir Herzog, disponível às educadoras e educadores da Rede Municipal de Educação de Goiana!

Nesta exposição serão debatidas a dialética exclusão/inclusão como aspecto constitutivo das políticas educacionais e das práticas pedagógicas em um contexto de disputa de valores, bem como a urgência do cumprimento do compromisso da universalização do direito à educação, considerando a equidade como aspecto promotor da igualdade de oportunidades para todos e todas.

A palestrante convidada é a professora Biancha Angelucci. Ela é psicóloga, mestra em Psicologia Escolar e doutora em Psicologia Social pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Atualmente ela é docente na graduação e pós-graduação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo e participa do grupo de pesquisa de Políticas de Educação Especial, coordenando a linha Educação Especial – táticas de resistência à produção de um não lugar para as diferenças na escola. Biancha é uma militante do campo de direitos das pessoas com deficiência.

Com certeza, as discussões propostas nesta palestra serão muito válidas para que você pense sobre os princípios e as ações que envolvem a educação inclusiva na perspectiva de uma escola para todos/as.

Bom trabalho!