Conheça Yandê, a rádio web de música indígena contemporânea
16 de julho de 2019
Yandê vem do tupi-guarani e significa ‘nós’ e ‘nosso’, e é com este espírito colaborativo que o termo dá nome à 1a. rádio indígena web do Brasil. Com line up composto por diversos gêneros musicais – como rap, rock, pop, MPB, forró, música eletrônica, metal e reggae – cantados em mais de 190 línguas indígenas, a Rádio Yandê se consolidou como um espaço de divulgação da cultura musical indígena e de fortalecimento do trabalho de jovens indígenas.
Criada em 2013 por três amigos de duas etnias diferentes (a jornalista Renata Machado e o especialista em marketing Anápuáka Muniz, da etnia Tupinambá, além do artista plástico, publicitário e designer Denílson Monteiro, da etnia Baniwa) a emissora também oferece um repositório de conteúdo educativo, com programação que varia entre talk show (Yandê Connection), debates (Roda de Prosa) e notícias (Comunica Parente).
Por toda pluralidade que oferece da cultura indígena, a rádio recebe acessos de diferentes partes do mundo, audiência que impulsionou a realização do YBY – Festival da Música Indígena Contemporânea, que acontecerá em novembro. Segundo o site do evento, o YBY será “resistência cultural, política, pluriétnica, etnomidiática e espiritual”, uma manifestação “na defesa do território, meio ambiente, saúde, bem viver, educação e culturas indígenas”.
Abaixo, conheça algumas das produções de indígenas que são sucesso na rádio: