Conheça ação piloto do Respeitar! sobre acolhimento e saúde emocional
15 de agosto de 2023
Quem vive o cotidiano escolar tem notado um crescimento da presença de manifestações de sofrimento emocional nestes espaços. Crises de pânico, ansiedade, depressão, automutilação, ideação e tentativa de suicídio, por exemplo, são problemáticas frequentes que colocam, para gestores/as e educadores/as, a questão: Qual o papel da escola diante do fenômeno tão delicado e complexo dos tempos atuais?
Neste cenário, o projeto Respeitar é Preciso!, realizado pela parceria entre Secretaria Municipal de Educação de São Paulo e Instituto Vladimir Herzog, iniciou em 2022 o desenvolvimento da ação piloto “Acolhimento e Saúde Emocional na Perspectiva da Educação em Direitos Humanos”. A ação investiga como a produção social dos diversos sofrimentos se reproduz e se manifesta no ambiente escolar, e principalmente quais as possibilidades das Unidades Educacionais para trabalhar a questão numa perspectiva educacional, reconhecendo seu papel específico na Rede de Proteção Social.
Para isso, a ação piloto é realizada há um ano junto a grupos de trabalho com educadores/as e gestores/as da Rede Municipal de Ensino, por meio de uma metodologia desenvolvida coletivamente pelos atores envolvidos e que conta com escutas e consultorias nas unidades envolvidas. “Temos mergulhado nos nossos problemas cotidianos para pensar em possibilidades juntos”, contou Ana Paula Lopes, uma das diretoras de escola que participa da ação piloto. É muito importante, ao longo da iniciativa, a participação de estudantes e educadores como sujeitos dessa construção.
A ação começou em julho de 2022 com um Grupo de Trabalho no território de Guaianases – a partir de demandas desta Diretoria Regional de Ensino (DRE) – e foi sendo ampliada até chegar a 146 Unidades Educacionais, em junho de 2023, com objetivo de futuramente contemplar 100% das DREs e consolidar diretrizes para toda a Rede. O projeto Respeitar é Preciso! apresentará este ano um relatório sobre a primeira fase da ação piloto, realizada entre 2022 e 2023.
* Visite a campanha do Portal Respeitar é Preciso! “Acolhimento e saúde emocional na perspectiva da Educação em Direitos Humanos