
Seminário inspira novos olhares de educadores para o próprio cotidiano escolar
29 de setembro de 2025
Em encontros formativos do projeto Respeitar é Preciso!, educadores/as trocaram experiências pedagógicas para o fortalecimento da convivência democrática
Em agosto de 2025, ocorreu a 6ª edição dos Seminários Regionais das Comissões de Mediação de Conflitos (CMCs) em diferentes regiões da cidade de São Paulo. Ao promover trocas e reflexões coletivas entre profissionais da rede que atuam em diferentes unidades, os encontros formativos inspiraram uma visão transformadora para fortalecer no cotidiano escolar uma cultura de respeito à dignidade humana.
A atividade formativa é parte do projeto Respeitar é Preciso!, conduzido há dez anos na Rede Municipal pelo Instituto Vladimir Herzog em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.




Em cada região da cidade (confira aqui), participaram dos Seminários profissionais que compõem a Comissão de Mediação de Conflitos de suas unidades educacionais. Tratam-se de instâncias de participação em cada escola da rede que, como foi abordado no Seminário, têm papel estratégico para fortalecer a convivência democrática e uma cultura de respeito mútuo (saiba mais aqui).
“Conflitos fazem parte da vida coletiva. Quando são compreendidos como expressões de desigualdades, silenciamentos e disputas que atravessam o espaço escolar e a sociedade, a mediação de conflitos deixa de ser uma intervenção pontual para ser um processo educativo, formativo e transformador”
Ane Rocha, supervisora pedagógica do projeto Respeitar é Preciso!.
Reflexão a partir da realidade
A cada dia de Seminário, entre 25 e 29 de agosto, ocorreram três oficinas simultâneas, focadas em experiências concretas vivenciadas por Comissões de Mediação de Conflitos em diferentes etapas de ensino — da educação infantil ao ensino fundamental —, apresentadas pelos/as próprios/as educadores/as que as realizaram.
Foram analisadas coletivamente experiências pedagógicas que envolvem toda a comunidade escolar e fortalecem a convivência democrática, como implementação de assembleias permanentes; estratégias de acolhimento de bebês e suas famílias; práticas para valorizar e ampliar a participação das equipes de apoio nas formações e planejamentos; desenvolvimento de planos de ações para a Comissões de Mediação de Conflitos, entre outras.
As experiências compartilhadas foram desenvolvidas a partir de uma formação do Respeitar é Preciso! ao longo de 2024 e 2025 com Assistentes de Direção, que são membros natos das CMCs.
Segundo os relatos compartilhados, os resultados tornaram-se visíveis no cotidiano escolar: maior engajamento dos/as alunos/as, queda na evasão escolar e fortalecimento dos vínculos de confiança entre comunidade e equipe gestora.






Construção coletiva
Formadoras do Instituto Vladimir Herzog conduziram um trabalho de reflexão em grupos a partir de questões norteadoras. Ao final, em plenária, as análises eram socializadas e debatidas coletivamente.
Assim, cerca de 600 participantes puderam conhecer e analisar práticas diversas, fortalecendo a rede de apoio e conhecimento entre si.
Educadores/as foram convidados/as a refletir sobre seus próprios modos de se relacionar e os pactos que sustentam a vida coletiva no ambiente escolar. Fez parte da proposta das oficinas observar quais são os valores vivenciados no Seminário e no cotidiano escolar, partindo-se da premissa que todas as ações praticadas no dia a dia transmitem valores.




Inspiração e pertencimento
Ao final dos Seminários, participantes afirmavam ter repensado suas práticas e se sentirem inspirados a colocar novas ideias em ação. Todas as pessoas que avaliaram a ação formativa afirmaram ter adquirido novas ideias e querer compartilhar os aprendizados com colegas nas suas unidades. “Inspiração” foi uma das palavras mais citadas para descrever os Seminários.
As vivências de acolhimento, troca e construção coletiva durante o Seminário foram destacadas por fortalecer a rede de apoio entre profissionais de diferentes unidades, somando conhecimentos e valorizando boas práticas.




Saiba mais:
- Clique para acessar o Caderno Respeitar! – Mediação de Conflitos
- Abaixo, confira o folder da 6º Edição dos Seminários Regionais das CMCs:
