
Educadoras e educadores compartilharão vivências democráticas nos Seminários Regionais das CMCs
28 de julho de 2025
Espaço formativo do Respeitar é Preciso! propõe trocas e reflexões coletivas sobre mediação de conflitos cotidiana a partir de experiências reais
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Entre os dias 25 e 28 de agosto, acontece a 6ª edição dos Seminários Regionais das Comissões de Mediação de Conflitos (CMCs), iniciativa do projeto Respeitar é Preciso!, promovida em diferentes regiões da cidade de São Paulo. A proposta é criar espaços de escuta e troca entre profissionais da Rede Municipal que integram as CMCs nas Unidades Educacionais.
Os seminários propõem momentos de reflexão conjunta sobre as práticas desenvolvidas nas escolas que demonstram o papel estratégico das CMCs na mediação de conflitos e no fortalecimento do convívio democrático. As discussões acontecem por meio de oficinas formativas, centradas em experiências reais e colaborativas, respeitando os princípios metodológicos do projeto.
Os participantes de cada Polo (agrupamentos de duas ou mais DREs que abrangem áreas geográficas específicas da cidade, auxiliando na gestão e execução da política educacional em cada território) se dividirão em oficinas focadas em experiências trazidas por educadores da rede municipal.
Confira a programação dos Seminários Regionais da CMCs:
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Dia 25/08 – Polo 2 – Local: CEU Meninos – Rua Barbinos, 111 – São João Clímaco
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OFICINA 1 – Conselho Mirim
CEI Palmira dos Santos Abrantes (DRE Santo Amaro)
A partir da necessidade de aprimorar a escuta e participação das crianças nos processos decisórios, a unidade de ensino organiza a criação do Conselho Mirim. Os encontros são promovidos mensalmente por educadoras readaptadas e pela Comissão de Mediação de Conflitos, que usam materiais gráficos para auxiliar na mediação das discussões.
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OFICINA 2 – Crianças, convivência e protagonismo: entrelaçando vida, emoções e arte no lugar onde vivemos
EMEI Batista Cepelos (DRE Ipiranga)
A partir do mapeamento realizado com funcionários, membros do Conselho e da APM a EMEI decidiu trabalhar a dificuldade das crianças em lidarem com as emoções. Assim, rodas de conversa foram realizadas com crianças de todas as turmas, nas quais, a partir das linguagens artísticas e outras vivências, a interação e o contato com as emoções foram estimulados. As crianças que participaram das experiências são as responsáveis por compartilhar com a totalidade da turma os aprendizados.
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OFICINA 3 — Implementação da Comissão de Mediação de Conflitos
EMEF José Cavalcanti (DRE Santo Amaro)
A unidade de ensino foi municipalizada em 2025 e o processo de implementação da Comissão de Mediação de Conflitos foi realizado a partir das discussões suscitadas na formação oferecida pelo projeto Respeitar é Preciso! Um mapeamento foi realizado com uma amostra dos estudantes e a partir dos resultados foram elencadas as prioridades e um plano de ação foi traçado.
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Dia 26/08 – Polo 5 – Local: CEU Carrão Rua Monte Serrat, 380 – Tatuapé, São Paulo
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OFICINA 1 – Painel da Representatividade
CEI Jardim Eva (DRE São Miguel Paulista)
Buscando reconhecer e valorizar o trabalho das pessoas que compõem as equipes de limpeza e cozinha do CEI Jardim Eva, a CMC desenvolveu um painel composto de fotografias e nomes dessas funcionárias, além de palavras que remetem à valores e sentimentos que o colegiado achou importante destacar. Em adicional à elaboração do painel, essas educadoras passaram a participar mais efetivamente dos momentos de formação/planejamento da unidade de ensino.
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OFICINA 2 – Vozes da EMEI Sebastiana
EMEI Sebastiana de Arruda Cruz Oliveira (DRE São Miguel Paulista)
A partir do mapeamento realizado na unidade de ensino, percebeu-se que a comunicação deveria ser foco de atuação, assim nasce a Revista digital mensal “Vozes da EMEI Sebastiana” que estabelece uma comunicação respeitosa, criativa, acessível e participativa sobre os principais projetos, ideias e experiência que ocorrem na escola. A publicação reforça a importância dos colegiados e de documentos oficiais como Plano de Guarda, PPP e outros e tem alcançado, de maneira significativa, as famílias e demais membros da comunidade escolar, criando vínculos e melhorando as relações.
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OFICINA 3 – Assembleias Escolares
EMEF Henrique Pegado (DRE Penha)
As assembleias acontecem todo início de ano letivo, com o objetivo de discutir as normas de convivência da unidade. A partir das reflexões, as turmas produzem, junto aos educadores, cartazes que são utilizados em uma plenária, na qual participam também os funcionários e as famílias. O objetivo da plenária é dar voz a toda a comunidade escolar, acolher dúvidas e sugestões a fim de construir acordos para o ano que se inicia, promovendo a gestão democrática e prevenindo conflitos.
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Dia 27/08 – Polo 3 – Local: DRE FB – R. Marina Ciufuli Zanfelice, 371 – Lapa de Baixo
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OFICINA 1 – Articulando a Comissão de Mediação de Conflitos
CEI Soledad Barret Viedma (DRE Pirituba-Jaraguá)
A partir do processo formativo do Projeto Respeitar é Preciso! a unidade iniciou a implementação e articulação dos trabalhos da CMC, através de estudos coletivos sobre seus objetivos e funções. O plano de ação foi desenhado e está sendo colocado em prática, com a participação de todos os segmentos da comunidade escolar, o que já provoca resultados na melhoria das relações na unidade de ensino.
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OFICINA 2 – Construindo redes de cuidado
EMEI Prof. Laura Funfas le Sueur (DRE Jaçanã-Tremembé)
A partir de lacunas detectadas no mapeamento realizado pela EMEI e dos conflitos de comunicação existentes com as famílias de crianças com deficiência, a escola elabora um protocolo de atendimento que envolve o estreitamento da relação com as famílias através de rodas de conversa, a articulação com os serviços de saúde da região e o envolvimento de professoras readaptadas.
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OFICINA 3 – Assembleias Escolares
EMEF Dr. Elias de Siqueira Cavalcanti (DRE Freguesia-Brasilândia)
Assembleias escolares
As assembleias acontecem bimestralmente em todas as turmas da unidade. As temáticas são definidas a partir das necessidades observadas no cotidiano escolar. Cada turma produz sua ata e deliberações, que são discutidas nos outros espaços colegiados.
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Dia 28/08 – Polo 1 – Local: CEU Paraisópolis- Rua Doutor Jose Augusto de Souza e Silva
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OFICINA 1 – Acolhimento: vínculo sem data de validade
CEI Yvone Lemos de Almeida (DRE Butantã)
A iniciativa envolve um conjunto diversificado de estratégias visando o acolhimento respeitoso e único para cada criança e sua família a fim de que se sintam pertencentes ao espaço escolar. Membros da CMC e da equipe docente conduzem a proposta.
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OFICINA 2 – Ampliando os laços com as famílias
EMEI Marialice Mencarini Foracchi (DRE Capela do Socorro)
A experiência busca reunir diversas estratégias articuladas a fim de comunicar às famílias as intencionalidades do projeto pedagógico da unidade. A equipe gestora, docentes e membros da CMCs estão envolvidos em estudos e discussões sobre possibilidade de aproximação com as famílias e de que maneira esse processo pode contribuir para mediação de conflitos.
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OFICINA 3 – Comunicação qualificada
EMEF Mário Moura de Albuquerque (DRE Campo Limpo)
Os colegiados da EMEF organizam toda a rotina escolar de modo que seja criado um ambiente seguro, onde todos se sintam respeitados e valorizados. Para tal, desenvolvem diversas ações como atendimento sem necessidade de hora marcada, comunicação ativa com os familiares diariamente, reuniões regulares com as famílias, entre outros.
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Dia 29/08 – Polo 4 – Local: CEU Jambeiro Av. José Pinheiro Borges, 60 – Guaianases, São Paulo – SP
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OFICINA 1 – Escuta de bebês
CEI Jardim Vila Carrão (DRE São Mateus)
A CMC da unidade aprimorou a abordagem de escuta dos bebês, a partir de um olhar respeitoso e individualizado para cada indivíduo. Através do toque, do olhar e do afeto os vínculos com os bebês e suas famílias foram estreitados. Os familiares passaram a ser parceira fundamental no cotidiano escolar, melhorando a cultura de afeto e respeito e diminuindo consideravelmente os conflitos dentro da escola.
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OFICINA 2 – Comissão de Mediação de Conflitos e a Cultura de Paz na Educação Infantil
CEMEI José Bonifácio (DRE Itaquera)
A unidade implementou diversas estratégias para promover a gestão democrática, tais como conversas literárias com as famílias a partir de temas centrais, tais como o racismo; a implementação do Conselho Mirim, com a eleição dos representantes, cerimônia de posse e início das reuniões; e a criação da AELzinha. A partir das linguagens artísticas e dos debates busca-se prevenir e enfrentar os conflitos dentro da escola.
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OFICINA 3 – CIEJAcast: Mediação de conflitos, cultura de paz e escuta ativa no CIEJA
CIEJA Prof. Rosa Kazue Inakake de Souza (DRE Guaianases)
Para promover a construção de uma escola mais democrática, plural e acolhedora, em que todas as identidades e trajetórias sejam respeitadas e valorizadas, estudantes e educadores do CIEJA Prof. Rosa Kazue Inakake de Souza lançaram um podcast. O projeto envolve toda a comunidade escolar através de entrevistas, rodas de conversa e mediações. O primeiro episódio teve a participação de Josiane Sousa, mulher transexual, educadora e ativista, que compartilhou a sua trajetória de vida para promover reflexões sobre respeito, identidade de gênero, representatividade e superação de preconceitos.
