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Educadoras e educadores compartilharão vivências democráticas nos Seminários Regionais das CMCs

28 de julho de 2025

Espaço formativo do Respeitar é Preciso! propõe trocas e reflexões coletivas sobre mediação de conflitos cotidiana a partir de experiências reais

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Entre os dias 25 e 28 de agosto, acontece a 6ª edição dos Seminários Regionais das Comissões de Mediação de Conflitos (CMCs), iniciativa do projeto Respeitar é Preciso!, promovida em diferentes regiões da cidade de São Paulo. A proposta é criar espaços de escuta e troca entre profissionais da Rede Municipal que integram as CMCs nas Unidades Educacionais.

Os seminários propõem momentos de reflexão conjunta sobre as práticas desenvolvidas nas escolas que demonstram o papel estratégico das CMCs na mediação de conflitos e no fortalecimento do convívio democrático. As discussões acontecem por meio de oficinas formativas, centradas em experiências reais e colaborativas, respeitando os princípios metodológicos do projeto.

Os participantes de cada Polo (divisões administrativas da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo que abrangem áreas geográficas específicas da cidade, auxiliando na gestão e execução da política educacional em cada território) se dividirão em oficinas focadas em experiências trazidas por educadores da rede municipal.

Confira a programação dos Seminários Regionais da CMCs:

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Dia 25/08 – Polo 2 – Local: CEU Meninos – Rua Barbinos, 111 – São João Clímaco

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OFICINA 1 – Conselho Mirim

CEI Palmira dos Santos Abrantes (DRE Santo Amaro)

A partir da necessidade de aprimorar a escuta e participação das crianças nos processos decisórios, a unidade de ensino organiza a criação do Conselho Mirim. Os encontros são promovidos mensalmente por educadoras readaptadas e pela Comissão de Mediação de Conflitos, que usam materiais gráficos para auxiliar na mediação das discussões.

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OFICINA 2 – Crianças, convivência e protagonismo: entrelaçando vida, emoções e arte no lugar onde vivemos

EMEI Batista Cepelos (DRE Ipiranga)

A partir do mapeamento realizado com funcionários, membros do Conselho e da APM a EMEI decidiu trabalhar a dificuldade das crianças em lidarem com as emoções. Assim, rodas de conversa foram realizadas com crianças de todas as turmas, nas quais, a partir das linguagens artísticas e outras  vivências, a interação e o contato com as emoções foram estimulados. As crianças que participaram das experiências são as responsáveis por compartilhar com a totalidade da turma os aprendizados.

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OFICINA 3 —  Implementação da Comissão de Mediação de Conflitos

EMEF José Cavalcanti (DRE Santo Amaro)

A unidade de ensino foi municipalizada em 2025 e o processo de implementação da Comissão de Mediação de Conflitos foi realizado a partir das discussões suscitadas na formação oferecida pelo projeto Respeitar é Preciso! Um mapeamento foi realizado com uma amostra dos estudantes e a partir dos resultados foram elencadas as prioridades e um plano de ação foi traçado.

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Dia 26/08 – Polo 5 – Local: CEU Carrão Rua Monte Serrat, 380 – Tatuapé, São Paulo

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OFICINA 1 – Painel da Representatividade

CEI Jardim Eva (DRE São Miguel Paulista)

Buscando reconhecer e valorizar o trabalho das pessoas que compõem as equipes de limpeza e cozinha do CEI Jardim Eva, a CMC desenvolveu um painel composto de fotografias e nomes dessas funcionárias, além de palavras que remetem à valores e sentimentos que o colegiado achou importante destacar. Em adicional à elaboração do painel, essas educadoras passaram a participar mais efetivamente dos momentos de formação/planejamento da unidade de ensino.

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OFICINA 2 – Vozes da EMEI Sebastiana

EMEI Sebastiana de Arruda Cruz Oliveira (DRE São Miguel Paulista)

A partir do mapeamento realizado na unidade de ensino, percebeu-se que a comunicação deveria ser foco de atuação, assim nasce a  Revista digital mensal “Vozes da EMEI Sebastiana” que estabelece uma comunicação respeitosa, criativa, acessível e participativa sobre os principais projetos, ideias e experiência que ocorrem na escola. A publicação reforça a importância dos colegiados e de documentos oficiais como Plano de Guarda, PPP e outros e tem alcançado, de maneira significativa, as famílias e demais membros da comunidade escolar, criando vínculos e melhorando as relações.

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OFICINA 3 – Assembleias Escolares

EMEF Henrique Pegado (DRE Penha)

As assembleias acontecem todo início de ano letivo, com o objetivo de discutir as normas de convivência da unidade. A partir das reflexões, as turmas produzem, junto aos educadores, cartazes que são utilizados em uma plenária, na qual participam também os funcionários e as  famílias. O objetivo da plenária é dar voz a toda a comunidade escolar, acolher dúvidas e sugestões a fim de construir acordos para o ano que se inicia, promovendo a gestão democrática e prevenindo conflitos.

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Dia 27/08 – Polo 3 – Local: DRE FB – R. Marina Ciufuli Zanfelice, 371 – Lapa de Baixo

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OFICINA 1 – Articulando a Comissão de Mediação de Conflitos

CEI Soledad Barret Viedma (DRE Pirituba-Jaraguá)

A partir do processo formativo do Projeto Respeitar é Preciso! a unidade iniciou a implementação e articulação dos trabalhos da CMC, através de estudos coletivos sobre seus objetivos e funções. O plano de ação foi desenhado e está sendo colocado em prática, com a participação de todos os segmentos da comunidade escolar, o que já provoca resultados na melhoria das relações na unidade de ensino.

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OFICINA 2 – Construindo redes de cuidado

EMEI Prof. Laura Funfas le Sueur (DRE Jaçanã-Tremembé)

A partir de lacunas detectadas no mapeamento realizado pela EMEI e dos conflitos de comunicação existentes com as famílias de crianças com deficiência, a escola elabora um protocolo de atendimento que envolve o estreitamento da relação com as famílias através de rodas de conversa, a articulação com os serviços de saúde da região e o envolvimento de professoras readaptadas.

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OFICINA 3 – Assembleias Escolares

EMEF Dr. Elias de Siqueira Cavalcanti (DRE Freguesia-Brasilândia)

Assembleias escolares

As assembleias acontecem bimestralmente em todas as turmas da unidade. As temáticas são definidas a partir das necessidades observadas no cotidiano escolar. Cada turma produz sua ata e deliberações, que são discutidas nos outros espaços colegiados.

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Dia 28/08 – Polo 1 – Local: CEU Paraisópolis- Rua Doutor Jose Augusto de Souza e Silva

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OFICINA 1 – Acolhimento: vínculo sem data de validade

CEI Yvone Lemos de Almeida (DRE Butantã)

A iniciativa envolve um conjunto diversificado de estratégias visando o acolhimento respeitoso e único para cada criança e sua família a fim de que se sintam pertencentes ao espaço escolar. Membros da CMC e da equipe docente conduzem a proposta.

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OFICINA 2 – Ampliando os laços com as famílias

EMEI Marialice Mencarini Foracchi (DRE Capela do Socorro)

A experiência busca reunir diversas estratégias articuladas a fim de  comunicar às famílias as intencionalidades do projeto pedagógico da unidade. A equipe gestora, docentes e membros da CMCs estão envolvidos em estudos e discussões sobre possibilidade de  aproximação com as famílias e de que maneira esse processo pode contribuir para mediação de conflitos.

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OFICINA 3 – Comunicação qualificada

EMEF Mário Moura de Albuquerque (DRE Campo Limpo)

Os colegiados da EMEF organizam toda a rotina escolar de modo que seja criado um ambiente seguro, onde todos se sintam respeitados e valorizados. Para tal, desenvolvem diversas ações como atendimento sem necessidade de hora marcada, comunicação ativa com os familiares diariamente, reuniões regulares com as famílias, entre outros.

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Dia 29/08 – Polo 4 – Local: CEU Jambeiro Av. José Pinheiro Borges, 60 – Guaianases, São Paulo – SP

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OFICINA 1 – Escuta de bebês

CEI Jardim Vila Carrão (DRE São Mateus)

A CMC da unidade aprimorou a abordagem de escuta dos bebês, a partir de um olhar respeitoso e individualizado para cada indivíduo. Através do toque, do olhar e do afeto os vínculos com os bebês e suas famílias foram estreitados. Os familiares passaram a ser parceira fundamental no cotidiano escolar, melhorando a cultura de afeto e respeito e diminuindo consideravelmente os conflitos dentro da escola.

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OFICINA 2 – Comissão de Mediação de Conflitos e a Cultura de Paz na Educação Infantil

CEMEI José Bonifácio (DRE Itaquera)

A  unidade implementou diversas estratégias para promover a gestão democrática, tais como conversas literárias com as famílias a partir de temas centrais, tais como o racismo; a implementação do Conselho Mirim, com a eleição dos representantes, cerimônia de posse e início das reuniões; e a criação da AELzinha. A partir das linguagens artísticas e dos debates busca-se prevenir e enfrentar os conflitos dentro da escola.

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OFICINA 3 – CIEJAcast: Mediação de conflitos, cultura de paz e escuta ativa no CIEJA

CIEJA Prof. Rosa Kazue Inakake de Souza (DRE Guaianases) 

Para promover a construção de uma escola mais democrática, plural e acolhedora, em que todas as identidades e trajetórias sejam respeitadas e valorizadas, estudantes e educadores do CIEJA Prof. Rosa Kazue Inakake de Souza lançaram um podcast. O projeto envolve toda a comunidade escolar através de entrevistas, rodas de conversa e mediações. O primeiro episódio teve a participação de Josiane Sousa, mulher transexual, educadora e ativista, que compartilhou a sua trajetória de vida para promover reflexões sobre respeito, identidade de gênero, representatividade e superação de preconceitos.

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