[REP] Modelo seminários 2024

CONHEÇA AS EXPERIÊNCIAS COMPARTILHADAS POR EDUCADORAS/ES NA 5ª EDIÇÃO DOS SEMINÁRIOS REGIONAIS DAS CMCs

Por Mariana Marques

Durante o evento, educadoras/es trocam experiências desenvolvidas em diferentes unidades da Rede Municipal de São Paulo que dão concretude ao potencial das Comissões de Mediação de Conflitos (CMCs) no fortalecimento do convívio escolar

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De 23 a 27 de setembro de 2024, acontece a 5ª Edição dos Seminários Regionais das Comissões de Mediação de Conflitos (CMCs) da Cidade de São Paulo, uma ação do projeto Respeitar é Preciso!. A cada dia em um território da cidade, o evento promove espaços importantes para trocas de experiências entre educadoras/es que compõem a CMC de diferentes Unidades Educacionais.

Compostas por membros da própria comunidade escolar (professores/as, equipes gestoras, equipes de apoio, estudantes e seus familiares), as CMCs promovem a convivência democrática e têm por objetivo a mudança da cultura educacional, abrindo espaço para a escuta, o diálogo, o respeito mútuo e a valorização da diversidade. 

Os seminários regionais são uma oportunidade de profissionais da educação que fazem parte destas comissões se debruçarem sobre as experiências realizadas que dão concretude ao potencial das CMCs para fortalecer o convívio democrático. O objetivo é que possam refletir coletivamente sobre possibilidades de aprendizados e desafios a partir dos relatos de colegas. Isso acontece por meio de atividades propostas em oficinas para valorizar a formação colaborativa e pautada no cotidiano, princípios metodológicos do projeto Respeitar é Preciso!

Vale lembrar que as Comissões de Mediação de Conflitos não se restringem a atuar apenas quando há um conflito emergente. Pelo contrário, são também pontos de partida para desenvolver trabalhos educativos mais amplos, articulando os integrantes da comunidade escolar para compreender a complexidade dos conflitos e promover transformações culturais.

Conheça quais são as experiências que serão analisadas durante as oficinas dos seminários:

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Segunda – Feira (23/09) CEU de Heliópolis

  • OFICINA 1

O olhar cuidadoso para a cultura de paz: direitos humanos e prevenção de conflitos através da CMC

A Escola Municipal de Educação Infantil Virgílio Távora (DRE Santo Amaro) desenvolve práticas para prevenir os conflitos entre a escola e as famílias, incentivando a melhora da comunicação através do diálogo sobre temas sensíveis desta relação.

  • OFICINA 2

A transexualidade no ambiente escolar 

Ao utilizar estratégias para atender demandas de um estudante transexual, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Ruth Lopes Andrade (DRE Ipiranga) compreende como essa situação foi uma oportunidade para que toda a comunidade escolar refletisse sobre questões de gênero e sexualidade.

  • OFICINA 3

Cultura de paz no Heck

Entre as estratégias desenvolvidas pela Escola Municipal de Ensino Fundamental Almirante Sylvio Heck (DRE Santo Amaro) para promover cultura de paz, destacam-se o maio laranja (contra o abuso infantil) e assembleias mensais, que ocorrem em todas as salas de aula, com apoio da CMC e do Grêmio Estudantil.

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Terça – Feira (24/09) – CEU Jambeiro

  • OFICINA 1

Formação quadro de apoio: escuta ativa e empatia

Em formação de funcionárias/os de apoio do Centro de Educação Infantil Vereador Gabriel Nogueira Quadros (DRE Itaquera), conteúdos foram selecionados a partir das necessidades apresentadas pelo próprio grupo. O objetivo destes encontros era promover reflexões sobre  as especificidades do trabalho de acolhimento com bebês e crianças pequenas.

  • OFICINA 2

Nosso território, nossa escola

A Escola Municipal de Educação Infantil Cidade Tiradentes IV (DRE Guaianases) desenvolveu um projeto para aproximar docentes do contexto territorial da escola, uma vez que, grande parte da equipe era formada por pessoas de outras localidades. A partir do conhecimento das especificidades do território foi possível aperfeiçoar as práticas de acolhimento aos estudantes e melhorar o entendimento da comunidade local sobre o trabalho realizado pela escola.

  • OFICINA 3

TCA Expedição: território, cidadania e pertencimento

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Carlos Correa Mascaro (DRE São Mateus) implementou o projeto TCA Expedição, que realiza ações  para derrubar as barreiras culturais e sociais, que isolam os estudantes periféricos do restante da cidade, propõe vivências de campo em espaços públicos de cultura e lazer, em roteiros culturais planejados pela cidade de São Paulo, com o objetivo de realizar reflexões coletivas e críticas, que permita aos estudantes observar as diferenças ambientais, econômicas, sociais, culturais, ampliando-lhes o olhar crítico e político do mundo e os capacitando à intervenção transformadora no próprio bairro, quando possível e necessário.

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Quarta – Feira (25/09) –  CEU Carrão

  • OFICINA 1

Práticas que transformam: a comunicação não violenta no fortalecimento das relações

Uma auxiliar técnica de educação do Centro de Educação Infantil Helena Pereira de Moraes (DRE São Miguel Paulista) desenvolveu ações de formação em comunicação não violenta para a equipe de apoio (incluindo terceirizados) tendo em vista potencializar as ações da Comissão de Mediação de Conflitos da U.E.

  • OFICINA 2

Projeto quintal de todos

O Centro de Educação Infantil Quinta do Sol (DRE Penha) desenvolveu um projeto para levar a temática do respeito à diversidade cultural para o cotidiano escolar dos bebês e crianças, uma vez que a unidade recebe famílias migrantes.

  • OFICINA 3

Racismo: qual é o seu lugar de fala?

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Prefeito José Carlos Figueiredo Ferraz (DRE Penha) desenvolveu um projeto após casos de violência policial envolvendo o assassinato de pessoas negras, criou ações – que ocorrem desde 2020 – para vivenciar uma educação antiracista na prática através de diferentes linguagens, com o objetivo de promover a participação e envolvimento do estudantes com o tema.

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Quinta – Feira (26/09) – Polo 1  CEU Casa Blanca

  • OFICINA 1

Escutar para acolher

A Escola Municipal de Educação Infantil Zumbi dos Palmares (DRE Capela do Socorro) promove encontros mensais com famílias de estudantes diagnosticadas (ou em processo de investigação) de TEA (transtorno de espectro autista) com o objetivo de escutar suas demandas, proporcionar um espaço de acolhimento e propor práticas mais inclusivas no cotidiano escolar.

  • OFICINA 2

Reunião de rede e equipe gestora expandidA

A Escola Municipal de Ensino Fundamental M’Boi Mirim II (DRE Campo Limpo) adotou novas práticas para melhorar a comunicação entre os diferentes segmentos da comunidade escolar, com destaque para reunião de rede e equipe gestora expandida. 

  • OFICINA 3

Assembleias de classe e protagonismo estudantil

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Francisco Rebolo (DRE Butantã) realiza assembleias mensais em todas as turmas com o objetivo de ampliar os espaços de escuta e diálogo para aprimorar as relações interpessoais visando a prevenção de conflitos, o exercício do protagonismo infanto-juvenil e do sentimento de pertencimento.

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Sexta – Feira (27/09) – Polo 3  CEU Perus

  • OFICINA 1

Conselho de crianças

A Escola Municipal de Educação Infantil Rosa e Carolina Agazzi (DRE Freguesia-Brasilândia) implementou o Conselho de Crianças – uma das etapas do plano de ação da CMC – cujo objetivo é fomentar a cultura do diálogo e promover a participação democrática dos estudantes.

  • OFICINA 2

Projeto mediação de conflitos

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Jardim Fontalis (DRE Jaçanã-Tremembé) promoveu ações para mudar a perspectiva de atuação da CMC – ao invés de olhar somente para os conflitos já instaurados, ter uma abordagem mais preventiva através da escuta e participação dos estudantes.

  • OFICINA 3

Comissão de mediação de conflitos: combate ao bullying e ao racismo

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Prof. Josué de Castro (DRE Pirituba-Jaraguá) promoveu discussões, guiadas pela Comissão de Mediação de Conflitos juntamente com o Grêmio Estudantil, sobre racismo, bullying e ciberbullying.

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Informações

Período de realização: de 23 a 27 de setembro

Horário: das 12h às 18h

Cronograma sugerido:

12h – 13h Credenciamento e coffee break

13h – 13h30 Abertura (falas institucionais)

13h30 – 14h Atividade cultural

14h – 14h30 Apresentação da proposta pedagógica do Seminário

14h30 – 14h45 Intervalo 

14h45 – 17h45 Grupos de discussão

17h45 – 18h Encerramento

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Veja também: Comissão de Mediação de Conflitos no contexto escolar: Experiências em discussão

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