Produção Social do Sofrimento
EDH - DESAFIOS DO CONTEXTO ATUAL
Bem vinda/o a mais uma palestra do material Educação em Direitos Humanos (EDH) – Desafios do contexto atual que o projeto Respeitar é Preciso!, do Instituto Vladimir Herzog, oferece às educadoras e educadores da Rede Municipal de Educação da Prefeitura de Goiana.
Nesta ocasião, vamos tratar da Produção Social do Sofrimento – tema delicado e urgente que já vinha tomando espaço cada vez maior, mas que no contexto do isolamento social e da pandemia de Covid-19 se tornou uma questão ainda mais presente. Em vista disso, o sofrimento das crianças e adultos, em suas mais variadas dimensões, nos convoca a refletir sobre como abordá-lo.
Sabendo de antemão que necessitamos nos articular em uma ampla rede de apoio multidisciplinar para pensar junto e dar suporte a diversas situações, também precisamos entender qual o papel da escola, até onde pode ir, o que pode fazer do ponto de vista educativo para considerar o tema do sofrimento social na sua atuação e não ampliá-lo. Precisamos aprender a “olhar para” e abordar essas situações, bem como compreender como é construído socialmente esse lugar de sofrimento.
Todas essas são questões serão discutidas nesta palestra, para a qual contamos com a exposição de Rinaldo Voltolini, que é psicanalista e professor da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Ele é mestre e doutor em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Possui pós-doutorado em Psicopatologia e Psicogênese na Universidade Paris XIII e é um dos coordenadores do LEPSI, laboratório que se dedica ao estudo das questões da educação a partir da psicanálise. É também co-editor da revista Estilos da Clínica e autor dos livros “Educação e Psicanálise” e “Psicanálise e formação de professores: antiformação docente”.
A fala do Prof. Rinaldo certamente ajudará você a avançar na compreensão da temática da produção do sofrimento social, a criar práticas e a estabelecer relações pautadas em valores dos Direitos Humanos e da Democracia: dignidade, justiça, liberdade, igualdade, equidade, participação, respeito mútuo.
Bom trabalho.