27 de julho de 2020
O livro “Educação Inclusiva na prática”, organizado por Rodrigo Hübner Mendes, superintendente do Instituto Rodrigo Mendes e lançado pela Moderna e Fundação Santillana, traz seis experiências reais de estudantes brasileiros com deficiência em sala de aula – cinco de escolas públicas e um de escola particular.
Com prefácios assinados por Fernando Reimers, professor da Universidade de Harvard, e Lino de Macedo, professor da Universidade de São Paulo (USP), a obra foi pensada no intuito de ofertar um material informativo e, ao mesmo tempo, indutor de reflexões e de novas práticas. Os casos escolhidos fazem parte do acervo de boas práticas do DIVERSA, portal idealizado pelo Instituto Rodrigo Mendes.
As iniciativas são apresentadas em seu contexto, expostas com seus problemas e modos como foram enfrentados, envolvendo cinco esferas sociais: políticas públicas, gestão escolar, estratégias pedagógicas, famílias e parcerias. Ao final de cada um dos casos, o leitor encontra “notas de ensino”, sínteses dos aspectos considerados mais relevantes pelos autores dos textos, para apoiar profissionais que pretendem explorá-los em iniciativas de formação sobre Educação Inclusiva.
Clique aqui para baixar a obra.