Etapa 2. Um pacto pelos Direitos Humanos
“O que não é, porém, possível é sequer pensar em transformar o mundo sem sonho, sem utopia ou sem projeto. (…) Na verdade, a transformação do mundo a que o sonho aspira é um ato político, e seria uma ingenuidade não ‘re-conhecer’ que os sonhos têm seus contra-sonhos’.” (Paulo Freire, em Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos)
Para a Educação em Direitos Humanos acontecer, a adesão precisa ser pessoal e coletiva, pois exige o compromisso de cada integrante e a mobilização coletiva para implementar um processo de revisão das práticas educacionais no convívio escolar.
Nesse sentido, além de definir juntos a maneira de se relacionar, será tão ou mais importante compartilhar os desejos que movem cada um no Projeto e alinhar caminhos para definir onde se quer chegar.
Etapa 1. Respeito e Direitos Humanos
1. Café com Respeito: começando juntos
2. Direitos Humanos: do que estamos falando?
4. Educação em Direitos Humanos
Etapa 2. Um pacto pelos Direitos Humanos
1. Mapa dos sonhos para a escola
3. Fazendo valer as experiências anteriores
Etapa 3. Mapeamento: um olhar cuidadoso para a escola
1. Navegar pela escola: sensibilização
2. O mapeamento: identificando problemas e potencialidades
Orientações para a Educação Infantil
I. Educação em Direitos Humanos na Educação Infantil
II. Educação em Direitos Humanos nos Centros de Educação Infantil
III. Educação em Direitos Humanos nas Escolas Municipais de Educação Infantil
Orientações para o Ensino Fundamental
I. Educação em Direitos Humanos no Ensino Fundamental
II. Educação em Direitos Humanos no Ciclo de Alfabetização