Tarefa 6 – Curso REP! – Zaida Maria Mascellani Azevedo

Data

21 de julho de 2020

Cursista

Zaida Maria Mascellani Azevedo

Função

Prof. Fund II e Médio Ciências

DRE / Unidade Educacional

Butantã

Escola

Emef Alipio Correa Neto

ATIVIDADE RELACIONADA AO CURSO

RESPEITAR É PRECISO!

ZAIDA MARIA MASCELLANI AZEVEDO

EMEF.  Prof. Alípio Correa Neto – DRE Butantã

RF -756.033-8

 Boas Convivências também durante as Refeições   

Meu trabalho, a partir da realização do curso ‘Respeitar é Preciso!’ será um Projeto de ação.  Escolhi este formato pois , acredito ser o mais conveniente para o tipo de atividade que pretendo desenvolver com alunos , funcionários , comunidade escolar no momento oportuno , pós pandemia.

A escola onde leciono sempre esteve muito envolvida na questão da boa alimentação  oferecida aos alunos. Foi uma das pioneiras em desenvolver o projeto Self Service (ou Auto Serviço) no momento das refeições.

Foram anos e anos dedicados a este tema e aplicação  do sistema diferenciado para os alunos. Sempre acreditamos na importância da conscientização (por parte dos alunos) de uma alimentação saudável e na possibilidade de fazer do momento da refeição algo digno e mais  humanizado .

Não cabe aqui, descrever todo o projeto mas,   acrescento que muitas mudanças foram  conquistadas : diminuiu consideravelmente  o desperdício de alimentos ; os alunos passaram a se servir sozinhos , escolhendo o que gostariam de comer ou não e a quantidade adequada para sua idade e saúde. Passaram a comer com talheres (garfo e faca em vez de colher) e em pratos de vidro. Aprenderam, nas aulas e trabalhos diversos, a função e importância de cada grupo de alimentos. A escola foi vencedora do Prêmio Nestlè  por este Projeto e  alguns alunos viajaram para Itália , como prêmio.

*** Segue, em anexo , algumas fotos desta época , quando o Self Service foi implementado .

Os anos foram passando… alunos terminavam o 9º ano (trata-se de uma Emef)  saiam  da escola e  novos alunos chegaram… Funcionários  mudaram, professores também… inclusive  o pessoal da gestão mudou        ( vários saíram e novos entraram ) … e  , o projeto foi sendo , aos poucos , não tanto estimulado e reformulado de acordo com as necessidades do passar do tempo.

Desde o ano passado, eu e vários professores já estávamos percebendo que o horário da refeição ( ainda Self Service) não era mais o mesmo. Alunos correndo durante a refeição… enchendo  os pratos com uma quantidade exagerada de comida…deixando verduras de lado , sendo desperdiçadas…jogando cascas de frutas nos outros que passavam ao lado…reclamando com as funcionárias da cozinha…

Iniciamos 2020 e estas condições continuavam presentes, infelizmente.

Já vínhamos conversando sobre algumas ações e medidas possíveis para reverter tal situação mas, chegou a pandemia e tivemos que parar tudo.

Observando na escola, este momento de refeição que se tornou tão conflitivo, com desrespeito aos colegas, funcionários, professores …pensei em desenvolver uma  Proposta de Ação , para ser desenvolvida quando retornarmos à aulas  presenciais .

Proposta de  Ação

Realizar algumas ações com alunos, funcionários, responsáveis, professores e gestão   para melhor conscientização  (por parte dos alunos) para a importância da boa convivência e respeito em todos os momentos escolares , em particular aqui , ao horário das refeições coletivas.

Justificativa

Devido à mudança de comportamento de vários alunos durante  as  refeições nas quais não estavam mais  seguindo as regras estabelecidas para um bom funcionamento do self – servisse  , faz-se necessário retomar o tema e criar ações onde os alunos participem de forma efetiva e direta.

Quem estará envolvido

Alunos, professores, gestão, funcionários e comunidade (responsáveis).

Objetivos

Criar oportunidade para que alunos reflitam e melhorem suas atitudes durante as refeições coletivas na escola.

Duração

Acredito que , para todo este processo ser internalizado pelos alunos , seria necessário um bom período de acompanhamento das ações e a repetição dele sempre ao início do ano, com a chegada de novos alunos.

Quais ações ?

– Criar grupos de alunos que apresentem nas salas de aula  todo o percurso que a escola desenvolveu para que o Self Service fosse implementado na escola durante as refeições , bem como comentar as regras estabelecidas em anos anteriores ( inclusive levantadas por alunos em Assembleias).

– Organizar  os alunos para que cada sala possa fazer uma ‘visita’ na cozinha e conhecer melhor como tudo é preparado e também qual a função de cada funcionária que ali trabalha. Conversar e tirar dúvidas sobre o cardápio oferecido  e outas dúvidas relacionadas ao assunto.

– Fazer um concurso de receitas saudáveis com a comunidade, a partir do qual, o vencedor explicaria sua receita para ser feita aos alunos em um momento  especial,  na escola. O vencedor ganharia  uma Cesta de alimentos saudáveis .

–  Confecção de cartazes ( pelos alunos)que deixem clara as  regras de boa convivência no refeitório e exposição destes cartazes pela escola.

– Grupo de alunos monitores no horário das refeições, orientando os demais sobre a importância de comer sentado, de jogar cascas no lixo, de não desperdiçar alimento, de respeitar as funcionárias da cozinha…

– Garantir que a  gestão explique toda a organização dos horários de almoço da escola para os novos professores e a importância deles trabalharem constantemente o tema alimentação saudável e  a importância de um momento tranquilo e respeitoso para se alimentar.

Avaliação

A  análise dos resultados da Proposta de Ação referente à boa convivência nas refeições coletivas da escola  acontecerá na observação ( pelos alunos e professores ) no dia à  dia em relação :

– ao respeito às funcionárias da cozinha.

– à diminuição do desperdício de alimentos.

– aquisição do hábito de sentar-se ao comer.

– ao hábito de jogar cascas no lixo.

Agradeço à todos pelo excelente curso !

Parabéns !  Está muito completo e bem didático .

Zaida Maria Mascellani Azevedo

Projetos trabalhados sobre o Auto Serviço ( Self Service)

Projetos trabalhados sobre o Auto Serviço ( Self Service)

Projetos trabalhados sobre o Auto Serviço ( Self Service)

Projetos trabalhados sobre o Auto Serviço ( Self Service)

Projetos trabalhados sobre o Auto Serviço ( Self Service)

Projetos trabalhados sobre o Auto Serviço ( Self Service)