Tarefa 6 – Curso REP! – Zaida Maria Mascellani Azevedo
Função
Prof. Fund II e Médio Ciências
DRE / Unidade Educacional
Butantã
Escola
Emef Alipio Correa Neto
ATIVIDADE RELACIONADA AO CURSO
RESPEITAR É PRECISO!
ZAIDA MARIA MASCELLANI AZEVEDO
EMEF. Prof. Alípio Correa Neto – DRE Butantã
RF -756.033-8
Boas Convivências também durante as Refeições
Meu trabalho, a partir da realização do curso ‘Respeitar é Preciso!’ será um Projeto de ação. Escolhi este formato pois , acredito ser o mais conveniente para o tipo de atividade que pretendo desenvolver com alunos , funcionários , comunidade escolar no momento oportuno , pós pandemia.
A escola onde leciono sempre esteve muito envolvida na questão da boa alimentação oferecida aos alunos. Foi uma das pioneiras em desenvolver o projeto Self Service (ou Auto Serviço) no momento das refeições.
Foram anos e anos dedicados a este tema e aplicação do sistema diferenciado para os alunos. Sempre acreditamos na importância da conscientização (por parte dos alunos) de uma alimentação saudável e na possibilidade de fazer do momento da refeição algo digno e mais humanizado .
Não cabe aqui, descrever todo o projeto mas, acrescento que muitas mudanças foram conquistadas : diminuiu consideravelmente o desperdício de alimentos ; os alunos passaram a se servir sozinhos , escolhendo o que gostariam de comer ou não e a quantidade adequada para sua idade e saúde. Passaram a comer com talheres (garfo e faca em vez de colher) e em pratos de vidro. Aprenderam, nas aulas e trabalhos diversos, a função e importância de cada grupo de alimentos. A escola foi vencedora do Prêmio Nestlè por este Projeto e alguns alunos viajaram para Itália , como prêmio.
*** Segue, em anexo , algumas fotos desta época , quando o Self Service foi implementado .
Os anos foram passando… alunos terminavam o 9º ano (trata-se de uma Emef) saiam da escola e novos alunos chegaram… Funcionários mudaram, professores também… inclusive o pessoal da gestão mudou ( vários saíram e novos entraram ) … e , o projeto foi sendo , aos poucos , não tanto estimulado e reformulado de acordo com as necessidades do passar do tempo.
Desde o ano passado, eu e vários professores já estávamos percebendo que o horário da refeição ( ainda Self Service) não era mais o mesmo. Alunos correndo durante a refeição… enchendo os pratos com uma quantidade exagerada de comida…deixando verduras de lado , sendo desperdiçadas…jogando cascas de frutas nos outros que passavam ao lado…reclamando com as funcionárias da cozinha…
Iniciamos 2020 e estas condições continuavam presentes, infelizmente.
Já vínhamos conversando sobre algumas ações e medidas possíveis para reverter tal situação mas, chegou a pandemia e tivemos que parar tudo.
Observando na escola, este momento de refeição que se tornou tão conflitivo, com desrespeito aos colegas, funcionários, professores …pensei em desenvolver uma Proposta de Ação , para ser desenvolvida quando retornarmos à aulas presenciais .
Proposta de Ação
Realizar algumas ações com alunos, funcionários, responsáveis, professores e gestão para melhor conscientização (por parte dos alunos) para a importância da boa convivência e respeito em todos os momentos escolares , em particular aqui , ao horário das refeições coletivas.
Justificativa
Devido à mudança de comportamento de vários alunos durante as refeições nas quais não estavam mais seguindo as regras estabelecidas para um bom funcionamento do self – servisse , faz-se necessário retomar o tema e criar ações onde os alunos participem de forma efetiva e direta.
Quem estará envolvido
Alunos, professores, gestão, funcionários e comunidade (responsáveis).
Objetivos
Criar oportunidade para que alunos reflitam e melhorem suas atitudes durante as refeições coletivas na escola.
Duração
Acredito que , para todo este processo ser internalizado pelos alunos , seria necessário um bom período de acompanhamento das ações e a repetição dele sempre ao início do ano, com a chegada de novos alunos.
Quais ações ?
– Criar grupos de alunos que apresentem nas salas de aula todo o percurso que a escola desenvolveu para que o Self Service fosse implementado na escola durante as refeições , bem como comentar as regras estabelecidas em anos anteriores ( inclusive levantadas por alunos em Assembleias).
– Organizar os alunos para que cada sala possa fazer uma ‘visita’ na cozinha e conhecer melhor como tudo é preparado e também qual a função de cada funcionária que ali trabalha. Conversar e tirar dúvidas sobre o cardápio oferecido e outas dúvidas relacionadas ao assunto.
– Fazer um concurso de receitas saudáveis com a comunidade, a partir do qual, o vencedor explicaria sua receita para ser feita aos alunos em um momento especial, na escola. O vencedor ganharia uma Cesta de alimentos saudáveis .
– Confecção de cartazes ( pelos alunos)que deixem clara as regras de boa convivência no refeitório e exposição destes cartazes pela escola.
– Grupo de alunos monitores no horário das refeições, orientando os demais sobre a importância de comer sentado, de jogar cascas no lixo, de não desperdiçar alimento, de respeitar as funcionárias da cozinha…
– Garantir que a gestão explique toda a organização dos horários de almoço da escola para os novos professores e a importância deles trabalharem constantemente o tema alimentação saudável e a importância de um momento tranquilo e respeitoso para se alimentar.
Avaliação
A análise dos resultados da Proposta de Ação referente à boa convivência nas refeições coletivas da escola acontecerá na observação ( pelos alunos e professores ) no dia à dia em relação :
– ao respeito às funcionárias da cozinha.
– à diminuição do desperdício de alimentos.
– aquisição do hábito de sentar-se ao comer.
– ao hábito de jogar cascas no lixo.
Agradeço à todos pelo excelente curso !
Parabéns ! Está muito completo e bem didático .
Zaida Maria Mascellani Azevedo
Projetos trabalhados sobre o Auto Serviço ( Self Service)
Projetos trabalhados sobre o Auto Serviço ( Self Service)
Projetos trabalhados sobre o Auto Serviço ( Self Service)
Projetos trabalhados sobre o Auto Serviço ( Self Service)
Projetos trabalhados sobre o Auto Serviço ( Self Service)
Projetos trabalhados sobre o Auto Serviço ( Self Service)