Tarefa 6 – Curso REP! – Vitor Gomes da Costa

Data

16 de junho de 2020

Cursista

Vitor Gomes da Costa

Função

Professor

DRE / Unidade Educacional

Itaquera

Escola

Emef carlos chagas

Tendo o novo calendário em mãos, com as datas definidas para realização das aulas, é chegado o momento de estruturar o plano de reposição propriamente dito, explicitando o que, como e quando vai ser feito, para recuperar possíveis conteúdos atrasados devido à quarentena.

Os conteúdos, e até mesmo algumas disciplinas, podem ser divididos em dois grupos:

  1. Os essenciais, fundamentais e indispensáveis (pré-requisitos para o próximo ano).
  2. Os secundários.Organizar atividades complementares

A partir dessa divisão, os gestores e professores podem pensar na organização de atividades extras para trabalhar os conteúdos considerados secundários, aqueles não essenciais neste momento e que podem ser trabalhados de forma diferenciada por meio de projetos, atividades remotas, pesquisas diversas, entre outros.

Para otimizar o tempo, essas atividades podem ser construídas combinando mais de uma disciplina ou tema, para que sejam trabalhados de maneira interdisciplinar, usando o contraturno dos alunos na escola ou sendo realizados em casa. Os conteúdos entendidos como essenciais devem ser trabalhados em sala de maneira “tradicional”, pois são aqueles com maior impacto no aprendizado futuro das crianças e com os quais os familiares e responsáveis mais se preocupam.