Tarefa 6 – Curso REP! – Veronica Rodrigues Damiao
Função
Prof Ensino Fundamental I e Médio
DRE / Unidade Educacional
São Mateus
Escola
Emef Arquiteto VilaNova Artigas
Cursista: Verônica Rodrigues Damião
Profª. Ens. Fund II e Médio
CURSO: RESPEITAR É PRECISO
Projeto: Ações de Cidadania
JUSTIFICATIVAS
Atingir objetivos propostos pelo Decreto 54.452/13, tais como:
– promoção de melhoria da qualidade social na Educação Básica e, consequentemente, dos Índices de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB;
– ressignificação da avaliação com ênfase no seu caráter formativo para educandos e professores;
– incentivo à autonomia e valorização das ações previstas nos Projetos Político-Pedagógicos das Unidades Educacionais.
– fortalecimento da gestão democrática e participativa, com envolvimento das famílias.
JUSTIFICATIVAS ESPECÍFICAS DA U. E.:
O Projeto Ações de Cidadania foi pensado em consonância com o Projeto Político Pedagógico da unidade escolar. Em específico, este projeto coloca em prática o que prevê a ação “Aprendendo a Conviver”, desenvolvida na EMEF , o projeto Ações de Cidadania pretende manter e ampliar parcerias com o “Grêmio Estudantil. Desta forma, juntos, “Ações de Cidadania” e “Grêmio Estudantil” irão buscar a inserção do maior número de estudantes em ações contínuas que tenham por objetivo a formação cidadã dentro da unidade escolar.
Na ação “Aprendendo a Conviver”, planejada como pilar para a construção de uma “escola cidadã” no Projeto Político Pedagógico da unidade, valoriza-se a necessidade de mediar e reduzir conflitos, melhorando o diálogo entre os membros que compõem o ambiente educacional: alunos, funcionários em geral, direção, coordenação, professores e comunidade ao redor. Sendo assim, o estabelecimento de uma rotina de ações que visem conscientizar sobre direitos e deveres para a vida em sociedade e a priorização da resolução pacífica dos conflitos servirá para o fortalecimento das práticas democráticas e a convivência que favorece a troca de ideias e o comportamento pacífico.
Este projeto está em concordância com o Programa “São Paulo Integral” e suas especificações a partir da portaria 5.956/2016, na busca por aumentar, gradativamente, o tempo permanecido por crianças e adolescentes dentro do ambiente educativo oficial. Deste modo, os encontros do projeto Ações de Cidadania, no contra turno escolar, propõem-se como uma experiência de formação cidadã, calcada na possibilidade do protagonismo infanto-juvenil.
O projeto continuará tentando estabelecer parcerias com outras unidades escolares, bem como, tentará aproximar-se de profissionais da comunidade interessados em contribuir com seus conhecimentos e dialogar com os serviços da rede de proteção à criança e ao adolescente da região. O projeto auxiliará, no que for requisitado, o Grêmio Estudantil, além de desenvolver ações de capacitação e empoderamento dos estudantes interessados.
Portaria 5.930/13:
Ampliação da jornada diária dos educandos com os seguintes objetivos:
I- aumentar, gradativamente, o tempo de permanência dos educandos na escola, por meio de ações sistematizadas no contra turno escolar, de caráter educacional que promovam:
- a) a melhoria do processo de ensino e da aprendizagem;
- b) as relações de convívio;
- c) o enriquecimento do currículo;
- d) a integração entre os diferentes segmentos da escola.
II- potencializar o uso dos recursos e espaços disponíveis ampliando os ambientes de aprendizagem e possibilitando seu acesso a educandos e professores;
III- propiciar a recuperação paralela para educandos com aproveitamento insuficiente;
OBJETIVOS DO PROJETO AÇÕES DE CIDADANIA:
– Alavancar e incentivar a construção de uma cidadania sólida, participativa e multicultural. Fomentação do debate, respeitando os variados pontos de vista;
– Atuar na mediação dos conflitos que ocorrem dentro da unidade escolar;
– Dar visibilidade e alcançar resoluções de conflito de forma não-violenta;
– Desenvolver a autoestima dos estudantes, com tempo e espaço previstos para que formulem propostas e intervenções no cotidiano escolar;
– Estimular valores como: solidariedade e ética, não só dentro do ambiente escolar;
– Promover um processo de reflexão contínua dos representantes de turma e sua interação pacífica com os outros estudantes. Facilitar a formação de lideranças positivas dentro do ambiente escolar, preocupadas com a qualidade no processo ensino-aprendizagem.
– Estimular ações sociais que envolvam o processo de conscientização da comunidade e aumento da sua parceria com a escola.
Metas Gerais
O Programa Mais Educação, Instituído pela Portaria Interministerial nº 17/2007, objetiva garantir a educação integral para crianças, adolescentes e jovens da Educação Básica brasileira, ofertando no contra turno escolar atividades sócios-educativas desenvolvidas de acordo com a proposta da Educação Integral a ampliação da jornada escolar e organização do currículo.
O Projeto Ações de Cidadania foi pensado em consonância com o Projeto Político Pedagógico da unidade escolar. Em específico, este projeto coloca em prática o que prevê a ação “Aprendendo a Conviver”, buscando a inserção do maior número de estudantes em ações contínuas que tenham por objetivo a formação cidadã dentro da unidade escolar. Deste modo, os encontros do projeto Ações de Cidadania, no contra turno escolar, propõem-se como uma experiência de formação cidadã, calcada na possibilidade do protagonismo infanto-juvenil e estabelece uma relação entre a realidade da U.E., o Currículo da Cidade, avaliações internas, sondagens, e níveis de proficiência constatados nas avaliações externas. Este projeto está em concordância com o Programa “São Paulo Integral” e suas especificações, na busca por aumentar, gradativamente, o tempo permanecido por crianças e adolescentes dentro do ambiente educativo, a fim de torná-los cidadãos autônomos e participativos nos diversos aspectos da vida social.
Duração do projeto:
O projeto tem duração de 2 horas/aula semanais no que se refere ao encontro com educandos do Grêmio Estudantil, durante o ano letivo.
Análise do trabalho:
Os alunos do Grêmio Estudantil auxiliam na ligação entre os educandos da Unidade Educacional com os atores escolares, contribuindo com a pauta das Assembleias que são realizadas na Unidade no mínimo uma vez a cada mês, porém ocorrem paralelamente Assembleias nas salas de aula sem necessidade de aviso prévio, sendo de acordo com a necessidade de cada turma e docente.
A assembléia é corriqueira e faz parte da rotina da escola, mas percebi que as Assembleias de pauta individualizada (que ocorre em cada turma conforme necessidade) parece ser muito mais eficaz e significativa em comparação a Assembléia Geral.
Na Assembléia Geral os temas são gerais de necessidade da escola como um todo, porém muitos educandos tem se mostrado alheios a ela, não dão a devida importância que o momento merece. Acham que estão matando aula e quando é em uma aula que eles tem maior empatia, acabam reclamando.
De acordo com o curso percebo que falta inserir o aluno de fato em todo processo, fazer com que tenha sentido e significado, colaborar para que ele perceba a importância da fala , da argumentação e o importante papel que ele exerce no momento. O trabalho já é feito, porém ficar somente na fala parece não ter o efeito esperado.
Por fim, focamos muito em dar o poder de fala para o educando, porém a fala pela fala se torna vazio, creio que além de dar o poder da fala, é necessário reconhecê-la de fato.
Referências bibliográficas
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