Tarefa 6 – Curso REP! – Vanessa Guimarães Costa
Função
Prof Ed Inf e Ens Fund I
DRE / Unidade Educacional
São Miguel Paulista
Escola
EMEI Maria da Conceição Vieira Pereira
Igualdade de gênero na infância
Justificativa
Segundo dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), divulgados em 2015 a cada 11 minutos, uma mulher é violentada no Brasil, totalizando cerca de 50 mil registros por ano. Porém, estimativas mostram que são registradas apenas 10% destas agressões, o que sugere que o País oculta até 500 mil estupros por ano.
Sendo assim acreditamos que a cultura do machismo e a violência contra a mulher podem ser diminuídas por meio de urgentes processos educativos já na educação infantil.
Quais organizações da UE estarão envolvidas como protagonistas
Conselho Mirim, Conselho Escolar e APM
Finalidade
Pensar a educação numa perspectiva mais ampla onde ainda temos uma pedagogia voltada para uma diferenciação prejudicial entre meninos e meninas.
Objetivos/Resultados esperados
Levar toda comunidade escolar a questionar hábitos machistas e patriarcais, mudança nos comportamentos de incentivo a desigualdade de gêneros e educar nossas crianças para a igualdade.
Duração
Durante dois anos letivos que é o tempo que os alunos frequentam a EMEI
Ações
- Através de atividades levar nossas crianças e a comunidade escolar a refletir sobre o tratamento desigual entre meninos e meninas.
- Utilizar a temática anti-machista nas rodas de conversas, contação de história, teatro, dinâmicas.
- Promover brincadeiras que incentivem a igualdade de gêneros,
- Visitas no território em torno da UE de comércios culturalmente pré definidos como de homens e mulheres como por exemplo Barbearia, salão de beleza, cozinha de restaurantes, oficinas mecânicas etc. Tentando mostrar que as oportunidades podem ser iguais para meninos e meninas no mundo do trabalho.
- Promover durante reuniões de pais, reuniões de conselhos e APM momento de formação com vídeos, textos, discussões sobre o papel da família na educação por uma igualdade de gênero desde a infância, conscientizado sobre o seu importante papel neste sentido.
- Expor nas redes sociais oficiais da UE as produções das crianças sobre o projeto (desenhos, falas, comportamentos de igualdade, encenações teatrais, etc)
- Promover momentos de formação para todos educadores da escola para que se tornem incentivadores de comportamentos de igualdade.
Avaliação
Observação da conscientização durante rotina escolar e expressões de toda comunidade escolar.